27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoCoral Luísa Todi – os primeiros anos de história

Coral Luísa Todi – os primeiros anos de história

Vivia-se o ano de 1961, um ano em que Setúbal fervilhava em acontecimentos culturais. Em janeiro fundara-se a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, ao longo do ano o Salão Nobre da Câmara Municipal enchia-se para assistir aos Concertos Pró-Arte e a 25 de outubro, Maria Adelaide Rosado Pinto e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, reúnem na Academia e fundam o Coral Luísa Todi. Convidado o Prof. Américo Vieira para abraçar artisticamente este projeto, começa logo a captação de futuros coralistas e os primeiros ensaios têm lugar na Academia a partir de janeiro de 1962.
Muitas datas e acontecimentos se sucedem nestes primeiros tempos, mas a história é a reconstituição de factos concretos e não pode ser escrita para satisfazer vaidades pessoais ou esconder ressentimentos, adulterando a verdade histórica. Por isso, por muito que outros queiram atribuir outras datas para a fundação do Coral Luísa Todi, historicamente ela terá sido sempre a 25 de outubro de 1961.
Nos finais de 1962 surgem as primeiras incompatibilidades entre alguns elementos do Coral Luísa Todi e a Diretora da Academia, Maria Adelaide Rosado Pinto.
A separação parece inevitável e em janeiro de 1963 o Coral passa a ensaiar na Sala de Canto Coral da Escola Industrial e Comercial de Setúbal. No entanto, mantém-se a ligação à Academia, única forma de o Coral Luísa Todi continuar a receber apoios para pagar os honorários do Maestro Américo Vieira. Nesta fase crítica da vida do Coral é importante o papel desempenhado por Aurélio Fernandes, único elemento do Coral que mantinha amizade com a Diretora da Academia, permitindo a continuidade desta ligação.
A 30 de julho de 1963, dá-se finalmente o grande momento, o Coral Luísa Todi, ainda sob a égide da Academia, dá o seu primeiro Concerto no então Cineteatro Luísa Todi. Numa sala esgotada, o Coral é apresentado ao público num brilhante discurso proferido pelo Dr. Luís Cabral Adão, ilustre médico e poeta e a quem o Sado deve a designação de Rio Azul. É a concretização de um sonho de várias gerações e, no final de um Concerto em que participa também a Orquestra da FNAT, ouve-se, vindo da sala, um sonoro “Obrigado”. De certeza que quem o gritou não teria a consciência de que se estava a fazer história na vida cultural de Setúbal.
Já em outubro de 1963, realizam-se diversas reuniões entre a Diretora da Academia e elementos do Coral, no sentido de se encontrarem soluções para os problemas resultantes da separação. Só a 16 de abril de 1964, o Eng. Barroso, então Presidente do Conselho de Administração da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, informa os coralistas que, a partir dessa data, o Coral deixava de estar integrado na Academia. Forma-se, nessa altura, uma Comissão Organizadora, que tem como primeiro objetivo a oficialização do Coral Luísa Todi.
A 15 de maio de 1964 reúne pela primeira vez a Comissão Organizadora do Coral Luísa Todi, constituída por Aurélio Fernandes, Ausenda Paulino Pereira, Fernando Pacheco, Fernando Sobral Rodrigues, Joaquim Santos, Manuel Lino e Maria Isabel Grek Torres.
A 23 de novembro de 1964 são aprovados pelo Governo Civil de Setúbal os Estatutos do Coral Luísa Todi.
Em 4 de julho de 1965 realiza-se a 1ª Assembleia Geral do Coral Luísa Todi, na qual é eleita a primeira Direção, que entra imediatamente em funções, presidida pela Drª. Ausenda de Carvalho Caetano Paulino Pereira.
Muitas datas importantes em apenas 4 anos de história, sendo que, sem dúvida, duas delas ressaltam como marcantes de uma história que se começava a desenhar: a da Fundação – 25 de outubro de 1961 e a do Primeiro Concerto – 30 de julho de 1963.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -