12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSopa de verão

Sopa de verão

Sopa de feijão maduro com abóbora-menina. Palpito que muito povo nunca ouviu falar de tal. É sopa antiga, comer de cultura, da era das quintas laboriosas da região, do tempo das nossas avós, que aprenderam a confecioná-la com as nossas bisavós, que a copiaram das nossas trisavós… Comida tradicional portuguesa, tantas vezes olvidada ou mesmo posta de lado, mormente pelas gerações mais novas, muito dadas à recetividade e exaltação do que vem de fora, e ao menosprezo pelo que é nosso. Sopa de época (o feijão maduro, a vagem de grãos túmidos na fase anterior à seca, só está disponível no tempo quente, entre junho e setembro), fácil de fazer, económica, nutritiva, saudável e uma delícia – prò meu gosto, claro está, mas experimentem. Aprendi a gostar dela com a minha avó Cristina, quando, nas férias grandes, ia passar uns dias à Quinta de Miraventos, da qual o meu tio Manuel António era caseiro. A minha mãe continuou a alimentar-me o gosto. E agora, é a mãe dos meus filhos que me faz o favor de a preparar.

- PUB -

Vamos lá fazer a sopa – confesso que nunca a fiz, mas a gente aprende a ver.

Sugestão para quatro pessoas:

– feijão de 1,5Kg de vagens (nada de alarmismos, são facílimas de descascar);

- PUB -

– 1,5Kg de abóbora-menina;

– 1 cebola, 3 dentes de alho, azeite q.b. e uma folha de louro, para o refogado;

– sal;

- PUB -

– 1 ramo de hortelã.

Como se faz:

Num tacho, prepara-se o refogado, e reserva-se.

Coze-se o feijão na panela de pressão (para ser mais rápido e ficar com a cor ideal).

Junta-se o feijão cozido e a água da cozedura ao refogado, e adiciona-se a abóbora cortada aos bocados. Quando a abóbora está cozida, temos sopa.

Serve-se com umas folhas de hortelã fresca.

Há uma variante da sopa, a que se acrescenta batata-doce (3 batatas). Aprecio igualmente as duas.

Os ingredientes da horta, compro-os no Mercado do Livramento de Setúbal, nas bancas dos camponeses – que eu saiba, só os produtores vendem feijão maduro, que é o rebusco dos feijoais. O feijão maduro pode guardar-se no congelador, para utilizar lá mais para a frente, quando já não houver no mercado. É também excelente em qualquer feijoada.

Experimente o leitor e a leitora. Depois, a gente conversa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -