22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Opinião A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

Foi através de uma campanha de angariação de donativos, lançada pelo jornal O SETUBALENSE, que foi construída a fonte que brilha numa das principais artérias da cidade sadina, a Avenida Luísa Todi, em frente ao Mercado do Livramento. A fonte ostenta o brazão de cada um dos 13 concelhos que compõem o Distrito de Setúbal. Foi feita por ocasião da Exposição Regional de Setúbal. A mostra trouxe à capital do distrito estes municípios, que promoveram as suas potencialidades em vários espaços expositivos.

- PUB -

Na altura, o diretor do jornal O SETUBALENSE era o senhor Luís Faria Trindade, padrinho de nascimento do meu falecido irmão Álvaro Carvalho Pinto que, estando a viver em Moçambique e saudoso da sua cidade, sonhou enaltecê-la pelos 100 anos com uma fonte luminosa. Foi O SETUBALENSE que solicitou apoios para a realização deste projeto. O jornal lançou o movimento de angariação de donativos, à qual aderiram sadinos residentes e emigrantes, entidades particulares e oficiais, Câmara Municipal e outros.

Assim, foi um êxito e uma realidade, a prenda para a cidade. A fonte das Ninfas apresenta 3 esculturas femininas, de 3 metros em mármore branco de Estremoz. As Ninfas representam a Terra, o Mar e a Poesia, da autoria de Arlindo Rocha. Ao redor da fonte luminosa foram encastrados os concelhos do distrito.

Já por várias vezes tenho sugerido a colocação de uma placa junto à fonte, com o fim de perpetuar memória da história da fonte luminosa centenária.

- PUB -

E, já agora seria pedir muito que a fonte voltasse a ser a Fonte Luminosa, onde de noite os seus jatos de água tornaram-na colorida; e assim os nossos sonhos?!

 

Viva Setúbal!

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -