25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

Foi através de uma campanha de angariação de donativos, lançada pelo jornal O SETUBALENSE, que foi construída a fonte que brilha numa das principais artérias da cidade sadina, a Avenida Luísa Todi, em frente ao Mercado do Livramento. A fonte ostenta o brazão de cada um dos 13 concelhos que compõem o Distrito de Setúbal. Foi feita por ocasião da Exposição Regional de Setúbal. A mostra trouxe à capital do distrito estes municípios, que promoveram as suas potencialidades em vários espaços expositivos.

- PUB -

Na altura, o diretor do jornal O SETUBALENSE era o senhor Luís Faria Trindade, padrinho de nascimento do meu falecido irmão Álvaro Carvalho Pinto que, estando a viver em Moçambique e saudoso da sua cidade, sonhou enaltecê-la pelos 100 anos com uma fonte luminosa. Foi O SETUBALENSE que solicitou apoios para a realização deste projeto. O jornal lançou o movimento de angariação de donativos, à qual aderiram sadinos residentes e emigrantes, entidades particulares e oficiais, Câmara Municipal e outros.

Assim, foi um êxito e uma realidade, a prenda para a cidade. A fonte das Ninfas apresenta 3 esculturas femininas, de 3 metros em mármore branco de Estremoz. As Ninfas representam a Terra, o Mar e a Poesia, da autoria de Arlindo Rocha. Ao redor da fonte luminosa foram encastrados os concelhos do distrito.

Já por várias vezes tenho sugerido a colocação de uma placa junto à fonte, com o fim de perpetuar memória da história da fonte luminosa centenária.

- PUB -

E, já agora seria pedir muito que a fonte voltasse a ser a Fonte Luminosa, onde de noite os seus jatos de água tornaram-na colorida; e assim os nossos sonhos?!

 

Viva Setúbal!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -