27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA raspadinha e a Operação Marquês

A raspadinha e a Operação Marquês

A raspadinha rendeu o ano passado, 1400 milhões de euros. Ou seja, 3,9 milhões por dia. Apesar das receitas, segundo o jornal I, terem descido 16% em relação a 2019.
Sabendo-se que a sua principal clientela são pessoas da classe média baixa e até mais desfavorecidas, e ainda por cima em tempos de pandemia, mesmo assim, é obra! Isto,num país em que quase 60% dos pobres, trabalha, que a grande maioria das pensões de reforma não chegam quase para mandar cantar um cego, e com toda a situação agravada com os devastadores efeitos da pandemia.
É este mesmo país que assistiu, perplexo, ao desenrolar da decisão instrutória sobre a Operação Marquês, em que o juiz Ivo Rosa, reduziu os alegados 189 crimes do processo para 17, e dos 31 atribuídos a José Sócrates por corrupção, a 6 por branqueamento de capitais e falsificação de documentos.
A última etapa deste caso que já dura há 7 anos, que tem feito correr rios de tinta e muitas horas de emissão nas rádios e televisões, que envolveu ainda muito mais milhões do que a raspadinha, foi a entrevista que o seu principal protagonista, o antigo primeiro ministro, deu à TVI no passado dia 14.
Os 40 minutos que durou, preencheu-os ele, quase na totalidade. Embora não respondendo diretamente às questões constantes no processo que José Alberto Carvalho lhe colocou, mas desmentindo-as, reformulando-as, e respondendo a si próprio.
Os principais temas focados, foram os empréstimos do seu amigo Carlos Santos Silva, a fortuna da sua família, nomeadamente da mãe, e as atuais relações com o seu antigo partido, o PS.
Quanto ao montante dos empréstimos que, como consta no processo, só nos meses de setembro e outubro de 2013, totalizaram 110 mil euros e na totalidade chegaram aos 993 mil, também houve desmentido, mas apenas parcial. Segundo o entrevistado, foram “apenas” 570 mil euros.
Afirmou que o seu avô fez fortuna no comércio de volfrâmio, como consta num almanaque que estava arquivado na Torre do Tombo e que até se ofereceu para o mostrar a José Alberto Carvalho, e que a sua mãe possuía 1 milhão de contos num cofre, fruto de três heranças de que tinha beneficiado. Não disse, nem o entrevistador lhe perguntou, porque preferiu recorrer ao amigo, e não à progenitora.
Em relação à afirmação do seu antigo camarada Fernando Medina, de que o seu comportamento corrompia a política, respondeu que ouviu com suficiente repugnância, mas que Medina é apenas um porta-voz da direção, da liderança, do PS.
Finalmente, dizer que todos estes crimes e a prescrição de tantos deles, são possíveis devido à lei que o permite, cujos principais responsáveis, são os partidos que a fizeram: PS, PSD e CDS. E o principal prejudicado é o povo. Grande parte dele, a fazer contas à vida, revoltado, vê na raspadinha uma possível boia de salvação. Mas depois, embora ainda mais desiludido, com seu voto ou abstendo-se, perpetua o tal sistema que tanta corrupção e vigarices permite beneficiando alguns, e prejudicando-o a ele.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -