20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoGestão de coragem fica na história dos portos da região

Gestão de coragem fica na história dos portos da região

Quando, no final de Maio de 2016, Lídia Sequeira foi nomeada para a Administração dos Portos de Setubal e Sesimbra (APSS) conjuntamente com o de Lisboa, expressámos a nossa preocupação com o risco de subalternização dos interesses da região que essa junção das administrações portuárias poderia representar.

- PUB -

Passados quase cinco anos, é justo reconhecer que esse risco não se concretizou. O forte impulso de investimento, estratégia e modernização do Porto de Setúbal deu um novo horizonte de futuro ao porto sadino. E o de Sesimbra também não foi esquecido. O mérito é de Lídia Sequeira, não só pela coragem e veia concretizadora que mostrou, mas também pela sensibilidade para com as questões locais. Enfrentou a contestação às dragagens e abriu sempre a porta à cooperação com a cidade. A experiente administradora conquistou não apenas o seu lugar na história do Porto de Setúbal, mas também a nossa admiração.

No entanto, o risco de uma gestão conjunta com o Porto de Lisboa não está afastado. O que agora funcionou foi, sobretudo, uma marca subjectiva, decorrente da personalidade da presidente em exercício pelo que o modelo continua a estar em causa.

Nada nos garante que, com outro responsável, menos sensível à região, os nossos interesses não sejam menorizados ou esquecidos no quadro de uma gestão feita a partir de Lisboa.

- PUB -

O tema volta a estar actual até porque a gestão conjunta ainda não provou nada. Aliás, como mostra o exemplo da fusão dos portos de Sines e do Algarve – cuja separação é já abertamente pedida por responsáveis como o presidente da Câmara de Sines -, os indícios são até no sentido contrário.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -