26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoElogiar vs criticar – A nossa cultura e o impacto das redes...

Elogiar vs criticar – A nossa cultura e o impacto das redes sociais.

Quem gere e lidera equipas, sabe que o elogio é a ferramenta que alimenta a motivação necessária para que determinado grupo ou elemento do mesmo, siga alinhado e com o foco naquilo que é mais importante, atingir os objetivos a que a equipa de propôs.

- PUB -

No entanto, é igualmente importante para o crescimento dos elementos e do grupo, as chamadas críticas construtivas, em que são identificados os pontos que falharam ou que precisam de ser melhorados.

Estas são premissas que parecem simples e por isso fáceis de colocar em prática, logo todas as equipas, sejam elas de que natureza forem, deviam ser produtivas e estarem altamente motivadas. Sim, deviam, mas não acontece.

Portugal, um país que culturalmente se habituou a criticar muito mais que elogiar, quando o faz, é porque se conseguiu um resultado, que pela sua conquista é impossível não elogiar.

- PUB -

Esta forma de ser que está tão enraizada na nossa forma de ser, potenciou-se com a chegada das redes sociais, onde atrás de um ecrã todos nós somos entendidos e conhecedores nas mais diversas matérias. Infelizmente, usamos esse “conhecimento” apenas para criticar e deitar a baixo, ao invés de valorizar o trabalho dos outros.

Pegando nas recentes vitórias e conquistas do nosso Miguel Oliveira. Que orgulho tão grande ver a nossa bandeira, ouvir o nosso hino, que espetáculo de miúdo, dizemos todos nós.

E quando pensamos nisto tudo, quantos de nós valorizaram o trabalho que vem sendo feito há tantos anos, os sacrifícios que o Miguel teve que fazer, ter que optar em deixar de viver as coisas normais que todos os jovens vivem, para se dedicar de corpo e alma a esta paixão. Tudo isto foi valorizado por quem aplaudiu e partilhou a fotografia do nosso Miguel com a nossa bandeira? E agora, quando o Miguel não ganhar, continua a ser o nosso orgulho? Ou passamos a criticar e a acusar que não ganha porque não quer, tal como fizemos recentemente com a nossa seleção de futebol?

- PUB -

Temos uma das melhores seleções nacionais do mundo, temos o melhor jogador do mundo, mas mesmo assim, quando não ganhamos, conseguimos ler as maiores barbaridades sobre os nossos jogadores e selecionador. Para quem tem na sua natureza criticar, não dá valor ao esforço e dedicação de um jogador profissional, do tipo de vida regrada que os mesmos e a família têm que ter. E logo de seguida ouve-se: “Ganham para isso, eles que corram”.

Certo, são privilegiados nessa matéria, mas não nos dá o direito de não valorizar a parte humana de cada uma daquelas pessoas que faz parte daquela equipa. Até porque se o direito a criticar fosse proporcional ao salário ao final do mês, não tínhamos críticas às equipas que jogam numa divisão distrital, onde aqueles jogadores vivem o amor ao futebol em estado puro. Mas ainda assim, são criticados por pessoas sentadas num sofá e atrás de um ecrã, que nunca praticaram qualquer desporto, e nem sabem os sacrifícios que cada um destes jogadores tem que fazer para ali estar a representar a equipa da cidade.

Conseguir criticar alguém que vive o futebol de forma pura, que treina à noite, em vez de estar com a família depois de um longo dia de trabalho, onde a recompensa financeira todos sabemos ser simbólica, e mesmo assim, conseguirem criticar, só mostra que esta estranha forma de ser e estar, não tem a ver se estamos a falar de desportistas com todas as condições materiais para conseguir atingir o objetivo, ou não.

Esta estranha forma de ser está enraizada na nossa cultura, e é pena, porque hoje em dia com toda a informação disponível, todos sabemos o esforço e dedicação que está por trás de cada conquista do Miguel, do Cristiano, do Nelson, do Nuno, da Telma, da Ticha, da Rosa, do Carlos, do Vítor e do Luís.

Temos tanto talento português para elogiar, vamos aproveitar?

Maria Figueiredo
Engenheira, diretora da TTerra
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -