29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Nossa Saúde: Catarata, da visão turva à cegueira

A Nossa Saúde: Catarata, da visão turva à cegueira

Doença pode afectar pessoas de todas as idades

O cristalino é a lente natural do olho que foca as imagens sobre a retina. Localiza-se no interior do globo ocular atrás da pupila e, em condições normais, é completamente transparente.

- PUB -

A catarata é uma opacificação do cristalino, que interfere com a transmissão da luz, causando redução ou perda de visão.

Esta doença é muito comum, mais frequente com o envelhecimento, mas pode afectar pessoas de qualquer idade. Pode estar associada a: traumatismo ocular; diabetes; medicamentos; inflamações e infeções intraoculares; doenças genéticas.

Os sintomas associados à catarata evoluem lentamente e podem ser: visão turva ou nublada; sensibilidade, aberrações e reflexos anormais com as luzes, sobretudo à noite, que pode interferir, com a condução; redução da discriminação do contraste ou da cor.
Quando se deixa progredir pode dificultar a visão para todas as tarefas diárias. No limite, a catarata pode levar à cegueira.

- PUB -

O tratamento da catarata é uma cirurgia em que, resumidamente, o cristalino é substituído por uma lente intraocular.

Felizmente, a evolução tecnológica na cirurgia oftalmológica tem sido exponencial nos últimos anos. É realizada ao microscópio, sob anestesia local, sem internamento, e sem suturas. A exigência e minúcia cirúrgica é superior, e a taxa de sucesso muito elevada.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -