30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRepor as freguesias extintas

Repor as freguesias extintas

Apesar de a extinção de freguesias promovida por PSD e CDS, no âmbito da dita Reorganização Administrativa do Território, já ter sido há 7 anos, as populações e os órgãos autárquicos mantêm viva a luta pela reposição das freguesias extintas contra a vontade das populações. Quer isto dizer que a extinção das freguesias é muita sentida pelas populações e uma reivindicação do nosso tempo.

- PUB -

Prova disso são as moções que têm sido aprovadas nas Assembleias Municipais e nas Assembleias de Freguesias, ao longo de todos estes anos a defender e a reivindicar a reposição das freguesias extintas, as petições e os abaixo-assinados, os movimentos e as plataformas de luta que surgiram e que integram autarquias e populações de norte a sul do país.

A reposição das freguesias extintas de acordo com a vontade das populações é uma questão que continua por resolver.

Para além do processo de extinção de freguesias ter sido conduzido de uma forma autoritária e antidemocrática por PSD e CDS, ignorando as posições assumidas pelas populações e pelos órgãos autárquicos, não trouxe qualquer vantagem para as populações, muito pelo contrário, as populações perderam identidade, perderam proximidade, representatividade e participação, perderam serviços, perderam capacidade reivindicativa e há menos capacidade de intervenção e de resolução dos problemas concretos.

- PUB -

Faltou vontade política para repor as freguesias extintas em 2016, quando o PCP levou à Assembleia da República uma proposta nesse sentido. PS optou por convergir com PSD e CDS, impedindo a reposição das freguesias de acordo com a vontade das populações no decurso do processo eleitoral para as autarquias locais em 2017.

No final de 2019, o PCP apresentou nova proposta para a reposição das freguesias extintas às populações onde seja essa a sua vontade.

Entretanto o Governo anunciou que em outubro iria a Conselho de Ministros uma proposta de lei que estabelece os critérios para a criação e extinção de freguesias. Do que veio a público sobre esta proposta, os critérios definidos não permitem a reposição de centenas de freguesias.

- PUB -

Não defendemos um processo a régua e esquadro como foi feito no passado, mas a reposição de freguesias não pode estar dependente de legislação que contemple critérios que o impeçam. Por isso defendemos que a reposição das freguesias seja de acordo com a vontade das populações e dos respetivos órgãos autárquicos, respeitando as suas posições. Propomos um processo simplificado, sem descurar o elemento fundamental, a participação das populações.

Paula Santos
Deputada do PCP
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -