27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoObras na Escola Secundária João de Barros… Será desta vez?

Obras na Escola Secundária João de Barros… Será desta vez?

A Escola Secundária João de Barros, desde a fase de construção e consolidação do seu primeiro Projeto Pedagógico, consubstanciado nos Planos Anuais de Atividades, enfatiza as atividades ligadas ao meio e aos Clubes Pedagógicos, graças à capacidade para inventar soluções sem recursos, o que proporciona uma dinâmica singular a este estabelecimento de ensino, que mais parece um autêntico estaleiro.

- PUB -

Dado o seu adiantado estado de degradação e tendo em conta que, ao longo da sua existência, não foi objeto de manutenção adequada, nem beneficiou de obras de requalificação, a Escola Secundária João de Barros foi incluída no Programa de Modernização da Parque Escolar.

A obra de requalificação teve início em outubro de 2010. Procedeu-se, então, à demolição de um pavilhão, ao corte de árvores e, no campo destinado à prática de Educação Física, foram instalados contentores. Os restantes dois terços do espaço ficaram vedados, destinando-se à realização da obra, cuja conclusão estava prevista para abril de 2012.

O projeto de requalificação deste edificado escolar previa uma intervenção em quatro fases, não tendo sequer sido concluída a primeira fase de intervenção, que incluía as estruturas de suporte como a secretaria, o refeitório, entre outros espaços.

- PUB -

As obras recomeçaram em 2017, estando previsto um prazo de 18 meses para a sua conclusão, mas foram novamente suspensas por incumprimento do empreiteiro.

Decorridos que estão 10 anos desde o início da obra, as aulas continuam a decorrer em contentores – monoblocos (ditos provisórios) –, as casas de banho estão muito degradadas, os alunos não dispõem de espaços para se abrigarem das intempéries, os docentes não podem utilizar os recursos adequados à lecionação dos conteúdos e os assistentes operacionais, em número reduzido, não têm condições para a realização das suas tarefas.

Por outro lado, a inexistência de um pavilhão para a prática de Educação Física implicou a deslocação dos alunos para um espaço alugado, que dista cerca de 600 metros da escola. No presente ano letivo, por falta de acordo entre as partes, o contrato foi denunciado e os alunos apenas têm aulas teóricas de Educação Física.
Naturalmente que este cenário dantesco gera condições de aprendizagem muito precárias.

- PUB -

É por tudo isto que o Grupo Parlamentar do PSD compreende os protestos da comunidade educativa da Escola Secundária João de Barros, contra a demora da conclusão das necessárias obras de requalificação.

No seguimento de uma visita à Escola Secundária João de Barros, os Deputados do GP do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, tendo verificado as condições muito precárias em que continuam a decorrer as atividades escolares, apresentaram em fevereiro deste ano um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a urgência de retomar e concluir as obras desta escola, de forma a proporcionar as condições ao normal funcionamento de um estabelecimento de ensino.

No dia 6 de outubro, na Audição da Parque Escolar sobre obras em atraso na Escola Secundária João de Barros, o Senhor Presidente da Parque Escolar afirmou:
“A indicação que temos é de que a primeira fase da obra estará concluída em junho do próximo ano. Já temos o contrato lançado e o visto do Tribunal de Contas. Acreditamos que vai correr bem e que em março de 2022 a obra esteja totalmente concluída”.
Quanto aos sucessivos atrasos e abandonos da obra, que já motivaram diversos protestos de alunos, pais e professores, devem-se, segundo o Senhor Presidente da Parque Escolar, à “situação dramática” de muitos empreiteiros, que alegam problemas financeiros e de falta de mão de obra.

Quase dez anos volvidos, e após a publicação de várias portarias para autorização de despesa; anúncio do reinício das obras, pelo Senhor Ministro da Educação, quando em setembro de 2016 visitou a escola; reprogramações financeiras; empreiteiros que abandonaram a obra; procedimentos para conclusão das obras, que ficaram desertos; reprogramações e mais reprogramações, será desta vez que, finalmente, a obra vai avançar?

O GP do PSD, sobretudo através dos Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, vai continuar a denunciar e acompanhar a situação da Escola Secundária João de Barros, exigindo do Governo Socialista vontade política e empenho para encontrar uma solução que resolva definitivamente os problemas deste estabelecimento de ensino e da comunidade escolar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -