26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoDe volta à natureza: se não agora, então quando?

De volta à natureza: se não agora, então quando?

Esta emergência de saúde pública confrontou-nos com crueza com problemas que conhecíamos e que exigem novas medidas estruturais no pós-crise. Quando se fala em voltar à natureza, dito assim, de forma vaga, é possível uma certa sensação de “chavão”. Que volta é essa? Estamos tão habituados em termos civilizacionais ao egoísmo na nossa relação com o ambiente, que à partida esta viagem ou nos soa logo a coisa turística ou a missão impossível. Por exemplo, durante o confinamento, apercebemo-nos de forma clara que o planeta respirou e passou melhor sem nós. Desfizemo-nos em elogios, epifanias e promessas de mudança de vida. No entanto, assim que recebemos carta de alforria, voltámos num piscar de olhos a praticar a descartabilidade ambientalmente tóxica, habitual nos nossos estilos de vida. O melhor símbolo (ou o pior) desta situação são as máscaras profiláticas que flutuam já nos oceanos, envenenando a vida e as marés.

- PUB -

A humanidade tem de deixar de ser predadora do ambiente para passar a sua guardiã. E reconhecer que a vida no planeta obedece a uma cadeia ambiental. Da saúde dela depende a nossa e, cada vez mais, a nossa qualidade de vida futura e até a nossa sobrevivência. Nunca, como agora, teremos tido uma perceção tão concreta e imediata de quanto liberdade e responsabilidade estão intimamente ligadas.

Se temos de voltar à natureza, então como? Pelo reconhecimento da necessidade de ir além da pedagogia e didática ambientais. O ativismo e as campanhas de sensibilização e consciencialização têm já décadas. Foram o despontar da consciência verde e da revolução ecológica. Agora, temos de passar à urgência da ação politicamente efetiva, concertada e coordenada. A União Europeia deu um passo de gigante com a adoção da nova Estratégia de Biodiversidade e da Estratégia do Prado ao Prato. Quer-se travar a perda de biodiversidade na Europa e passar do “somos o que comemos” para o ”somos também o modo como produzimos o que comemos”. A novidade é a conciliação com os de estilos de vida, políticas económicas ou meios de subsistência quando se fala em sustentabilidade. Aposta-se na redução do desperdício alimentar, na pesquisa, na partilha de conhecimento e no reconhecimento da importância do trabalhador agro-alimentar. O objetivo é a segurança alimentar pelo combate à fraude alimentar e pela promoção da transição para uma dieta saudável porque é ambientalmente sustentável. “Saudável” e “sustentável” não são um binómio. São complementares e a pegada ambiental começa mesmo no prato.

Voltar à natureza é também reequacionar as cidades. O novo mundo pós-pandemia terá de entender a cidade sobrepovoada como rastilho para a contaminação e tirar conclusões.

- PUB -

Da última vez que escrevi aqui, falei da conjugação única da Península de Setúbal, a nível da fauna, da flora, da serra e do mar, como uma bênção. Mas é algo mais. É uma responsabilidade nossa e um atestado de dever.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -