25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNa Imprensa regional vai um país

Na Imprensa regional vai um país

Em tempo de crise como o que atravessamos, é imperioso assegurar a liberdade de imprensa e o direito à informação, fundamentais em democracia. O jornalismo tem um papel fundamental no esclarecimento e na sensibilização da sociedade, e também no escrutínio da resposta à pandemia.
É através dos media que nos chega o retrato do país, retrato esse que seria muito redutor se nos fosse oferecido apenas pelos 85% dos órgãos de informação que se concentram, excessiva e lamentavelmente, em Lisboa.

- PUB -

Esse retrato mais abrangente, plural e diverso do país é assegurado por aquilo a que chamamos de Imprensa regional, sendo que nela cabem sobretudo jornais e publicações periódicas, mas também rádios, sites e, mais raramente, televisões.

Essa pluralidade de olhares tem de ser assegurada e foi isso que levou o Sindicato dos Jornalistas a, depois de alertado pel’O Setubalense e pelo Sul Informação, questionar o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde acerca da exclusão dos órgãos de informação regionais das conferências de imprensa diárias sobre a covid-19. A resposta levou algum tempo, mas foi positiva e, finalmente, a 13 de abril, começaram a ouvir-se perguntas de jornalistas que estão no terreno, fora da capital e de órgãos de informação de âmbito nacional.

Acontece que a Imprensa regional foi a primeira a sentir o impacto da pandemia, com a quebra abrupta de publicidade e vendas a obrigar à suspensão de dezenas de publicações e a outros tantos despedimentos ou lay-off.

- PUB -

Esta maior fragilidade da Imprensa regional torna-a também mais suscetível de interferência política, com autarquias locais a aproveitarem para fazer propaganda encapotada de conteúdo editorial e para vedarem aos jornalistas reuniões de caráter público.

Um quarto da ajuda de emergência anunciada pelo Governo será canalizado para a Imprensa regional, mas isso não é suficiente. É preciso adotar com urgência outras medidas, como a redução do porte pago e a oferta de subscrições online de órgãos de informação regional.

É urgente que o Estado assuma se quer que o país continue a ser contado. E que se comprometa a garantir que isso pode continuar a ser feito, com condições, a partir do terreno, de norte a sul, no litoral e no interior.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -