27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoSetúbal mais bonita. Algumas árvores do Largo Santa Maria estão a ser...

Setúbal mais bonita. Algumas árvores do Largo Santa Maria estão a ser enfeitadas

Fui surpreendido e gostei, pois é de louvar imenso os arranjos resultantes da iniciativa de enfeitar algumas árvores junto ao estabelecimento de que é proprietária a Dª Leonilde, a loja “Os Trapinhos da Lila”, atelier de costura e artesanato.

- PUB -

E é de dar valor à sua imaginação no embelezamento das referidas árvores e cada uma com o seu significado. A primeira árvore: trapinhos da lila, que é o símbolo comercial da sua loja. A segunda dedicou com nomes de algumas figuras de Setúbal: Luísa Todi, Bocage, Mourinho, Mário Regalado, Carlos César, Zeca Afonso, Finuras, Ervilha, Xico da Cana, Zé dos Gatos, Mariana Ricardo.

A terceira árvore vai ser dedicada aos clubes que existiram e os atuais de Setúbal. A Dª Leonilde disse-me que se tiver apoio e colaboração está disposta a embelezar as restantes árvores do Largo Stª Maria.

A Dª Leonilde faz um apelo e agradece a quem possua algumas recordações desses clubes que as queira ofertar, com o objectivo de se recordar esses tempos dos célebres clubes atuais e dos que existiram em Setúbal.

- PUB -

Ainda me lembro de alguns: Avenida, Palhavã, Bonfim, Os Trezes, São Domingos, Comércio Indústria, Sport da Vinha, Sadinos, Os Amarelos, Independente, Vitória Futebol Clube, Naval Setubalense, Clube Campismo de Setúbal, Pelézinhos.

Enfim, tudo isto é recordar. Há por isso que agradecer o bom trabalho da Dª Leonilda, pela magnífica obra de sua iniciativa que está a desenvolver.

Parabéns e continue com esta e outras ideias positivas, para bem da cidade do rio azul.

- PUB -

O Hospital João Palmeira

No Largo Santa Maria, junto da Sé de Setúbal, encontra-se o edifício do Hospital João Palmeira, ou das Palmeiras, onde felizmente foram feitas escavações arqueológicas. Na época medieval, no Hospital existiam estabelecimentos de assistência, albergarias, gafarias e mercearias. O Hospital Palmeira, como outros, tinha apoio de particulares.

O edifício é composto por três arcos ogivais e está devidamente recuperado, constituindo mais um património histórico de Setúbal, que esteve destruído e abandonado.
Parabéns para mais este melhoramento da cultura da nossa cidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -