18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Palácio da Comenda: (Parte II) – A degradação a que chegou...

PENSAR SETÚBAL: Palácio da Comenda: (Parte II) – A degradação a que chegou e a sua aquisição

10O Palácio da Comenda e toda a zona envolvente não deixa nenhum setubalense indiferente. Desde miúdo que, durante todo o ano, mas principalmente na época estival, percorro o caminho Setúbal-Praias e vice-versa.

- PUB -

Sempre que efectuo esse caminho, admiro a imponência e o excelente enquadramento paisagístico da referida edificação.

Nunca tinha entrado na propriedade e muito menos no edifício.

Nos últimos tempos, tornou-se assunto recorrente, o estado lastimável de degradação do imóvel, que se tem vindo a acentuar ao longo dos sucessivos anos.

- PUB -

No ano passado, passeando com a família e percorrendo de automóvel a curva que antecede a descida final para a Comenda, apercebi-me que o portão principal estava aberto e que havia movimento de gente na direcção do Palácio.

Imediatamente saltámos todos para fora da viatura e confesso que foi com sentimentos ambivalentes de curiosidade, emoção e receio setubalense, que percorri as envolvências e entrei no edifício.

Estava à espera de encontrar o edifício degradado. Todavia, nada fazia antever o choque que apanhei quando entrei no edifício.

- PUB -

Assim que se entra, deparamo-nos com um grande espaço de entrada com inúmeras divisões. As escadas de acesso aos pisos superiores encontravam-se bastante degradadas, mas minimamente operacionais, pelo que acedemos aos pisos superiores: o primeiro, segundo e terceiro pisos.

A vista panorâmica que se disfruta é perfeitamente arrebatadora. Visão completa: 360 graus; para Sul, Tróia, para Norte, Serra de S. Luís; Este, Albarquel e Setúbal, Oeste, contrafortes da Serra da Arrábida.

Edifício arquitectonicamente muito bem enquadrado e harmoniosamente inserido com a paisagem.

Praia privativa, que enche parcialmente com a maré cheia, formando uma piscina natural, adjacente à Comenda.

Todo o enquadramento é deslumbrante.

Todavia, o estado de degradação a que o imóvel e as envolvências chegaram, é perfeitamente aviltante. O roubo, a vandalização, os grafittis, a falta de higiene generalizada, com a existência de fezes humanas espalhadas um pouco por todo o lado, o entulho acumulado, os vestígios evidentes de utilização marginal, contribuem decisivamente para que todo o espaço seja mais adequado para um filme de terror.

Por fora, a edificação mantém, apesar da passagem do tempo e da incúria humana, um aspecto bastante satisfatório, o que atesta a robustez e a excelência da construção.

Por dentro é que é pior.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -