21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA solução para o aeroporto que defende os interesses da região e...

A solução para o aeroporto que defende os interesses da região e do país é Alcochete

Numa tentativa de justificar o injustificável, o PS e o Governo vieram a público atacar os eleitos da CDU, quando na verdade quem mudou de posição não foi o PCP, nem os eleitos da CDU, mas sim o PS, os seus autarcas e o Governo, que no passado defenderam a construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, e que agora não só acompanham as decisões do Governo PSD/CDS, como revelam um profundo desprezo pelo desenvolvimento e progresso da região e do país.

- PUB -

PS e Governo, tentam ocultar que o que verdadeiramente determina as suas posições e argumentos sobre o novo aeroporto é a cedência aos interesses da multinacional Vinci, concedendo-lhe a prerrogativa de, em vez de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete a que estava obrigada no contrato de concessão, limitar-se à construção de um terminal aeroportuário, que não é mais do que um apeadeiro na Base Aérea n.º 6 do Montijo.

A construção do aeroporto na BA-6 não é a solução de que o país precisa. A Declaração Impacte Ambiental condicionada emitida não avaliou os impactos e consequências sobre as diversas unidades industriais que apresentam riscos de acidentes graves e estão localizadas no cone de aproximação à pista, o risco de colisão de aves com os aviões, as consequências para a saúde e segurança das populações, nem os aspetos relativos à segurança da navegação aérea e da operação aeroportuária, ou as acessibilidades e a mobilidade na região.

A infraestrutura que querem implementar na BA-6 destinada a operação low cost, não criará mais do que 2000 postos de trabalho, (muito aquém dos 10 mil anunciados) num quadro em que o encerramento da base militar leva ao desaparecimento de cerca de 800 postos de trabalho.

- PUB -

Desde a privatização a VINCI/ANA acumulou 871,1 milhões de euros de resultado líquido positivo nos últimos 6 anos, à custa da redução de investimento, do aumento de preços e da intensificação da exploração laboral. É fácil de perceber de onde vem e onde está o dinheiro necessário à construção do novo aeroporto, nos lucros da ANA.

O novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete construído por fases, segundo as necessidades do país, teria na sua 1ª fase um custo equivalente ao previsto para a construção do aeroporto na BA-6. E a opção do Montijo implica ainda mais 650 milhões de euros de investimento na Portela.

Pretender alterar uma lei para satisfazer as imposições da multinacional VINCI é revelador de um profundo desrespeito pelo Estado Democrático, bem como da enorme submissão do Governo a interesses económicos, renegando os interesses do país e dos portugueses.

- PUB -

O PCP defende hoje o que defendeu no passado, isto é, que o país seja dotado de uma infraestrutura aeronáutica que responda às suas necessidades e promova o seu desenvolvimento económico e social. Em consonância com as conclusões de diversos estudos, o PCP defende a construção faseada de um novo aeroporto no Campo de Tiro

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -