27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião A preservação do Estuário do Sado

A preservação do Estuário do Sado

0
A preservação do Estuário do Sado
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

 

Andam agitadas as águas no estuário do  Sado. Não é caso para menos, uma vez que pode estar em causa a sua importantíssima função de maternidade de inúmeras espécies, com as dragagens da responsabilidade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra recomeçadas por ordem do tribunal de Almada depois de diversas providências cautelares, nomeadamente do movimento SOS Sado.

Quando diversos partidos , PSD, PAN, PEV, levantam sérias reservas, ou até como o PEV com a sua autoridade na matéria, e diversas organizações ecologistas, exigem a suspensão imediata de tais trabalhos, então  temos o dever de nos informarmos o melhor possível e tomarmos posição. O PCP não se opõe a  quaisquer medidas  que contribuam para o desenvolvimento económico e social desta ou de qualquer região, desde que não colidam com a preservação ambiental. Para isso e relacionado com a proteção do rio Sado relativa a diversas fontes poluidoras como já se verificou e a meios humanos de fiscalização para o impedir, tal como o PEV, já apresentou projetos de resolução na AR.

Depois de todas estas duvidas e suspeitas , e de ouvirmos alguns especialistas na matéria, como por exemplo, a bióloga marinha  Raquel Gaspar do projeto Ocean Alive, afirmar que  está em causa  com as profundas e amplas dragagens  para permitirem o acesso a navios de gigantesca dimensão, é a destruição das pradarias sub-aquáticas berço e fonte de alimentação de tantas espécies. Portanto, perante tudo isto, só podemos concluir que, como também o PEV propõe, é imperioso uma ampla discussão publica sobre a matéria. E, para já, também a nosso ver, um Não! Rotundo a tais dragagens.