7 Maio 2024, Terça-feira
- PUB -
Início Opinião PENSAR SETÚBAL: O VIII Seminário de Turismo do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas

PENSAR SETÚBAL: O VIII Seminário de Turismo do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas

PENSAR SETÚBAL: O VIII Seminário de Turismo do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas
Giovanni Licciardello - Professor
Giovanni Licciardello – Professor

Tal como vem sendo hábito todos os anos, este ano decorreu o VIII Seminário de Turismo Lima de Freitas.

 

Este é um acontecimento incontornável na dinâmica do Agrupamento, em virtude de abrir a escola à comunidade em geral e ao Turismo e aos agentes turísticos, em particular.

 

A oferta educativa do Agrupamento inclui cursos direccionados para o Turismo.

 

O curso Profissional de Recepção Hoteleira teve o seu início no ano lectivo 2006/2007, há precisamente doze anos.

 

Os primeiros alunos a realizar o estágio curricular (Formação em Contexto de Trabalho), decorreu no ano lectivo 2008/2009.

 

Estes cursos têm vindo a ter um êxito assinalável. Com efeito, até à presente data, houve sempre uma procura cada vez mais significativa pelas unidades hoteleiras, que têm vindo a colaborar com o curso / escola.

 

Os alunos desses cursos tiveram e têm ocasião de estagiar em hotéis localizados em Setúbal, Tróia, Azeitão e Sesimbra.

 

Dado o crescente interesse que este curso de Turismo tem vindo a gerar, a maioria dos hotéis contactam o Agrupamento para incorporarem nas suas equipas, alunos estagiários e procuram também colaboradores/recepcionistas para os respectivos hotéis.

 

Um dos aspectos que merece particular relevância, diz respeito à taxa de empregabilidade destes cursos de Turismo. Com efeito, até ao momento, dezoito unidades hoteleiras da região deram emprego a nossos ex-alunos, isto sem contabilizarmos os alunos que encontraram trabalho neste ramo de actividade, em Lisboa, Algarve e inclusivamente no estrangeiro – Escócia.

 

Posteriormente, alguns alunos prosseguem os seus estudos nas Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal e no ensino superior.

 

A título de curiosidade e relativamente à turma que concluiu o respectivo curso, no ano lectivo transacto (2017/2018), cerca de noventa por cento dos alunos terminaram o curso (vinte sete alunos) e destes, oitenta e dois por cento dos alunos (vinte e dois alunos) obtiveram emprego na área curricular do curso, imediatamente após a sua conclusão.

 

Estes Seminários de Turismo organizados pelo Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, tiveram início no ano lectivo 2009/2010, tendo sido os responsáveis principais, a professora Lara Almeida Leal e o professor Fernando Machado.

 

O Seminário foi temporariamente interrompido nos anos lectivos 2010/ 2011 e 2011/2012, decorrente das obras de beneficiação da Escola-sede, tendo sido retomado no ano lectivo 2012/2013, sempre a realizar no dia 19 de Fevereiro.

 

No ano lectivo 2015/2016 o Agrupamento de Escola deu início ao funcionamento deste curso por referenciais de competências e de formação.

 

Apenas três escolas-piloto, a nível nacional, iniciaram este processo, tendo sido o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, uma das contempladas.

 

 

Irá brevemente ser iniciado em todos os cursos profissionais do Agrupamento, o processo de certificação de qualidade (EQAVET) da ANQEP. Com este processo pretende-se a obtenção do Selo de Qualidade nestas áreas de formação profissional.

 

Com a progressiva importância que o Turismo tem vindo a desempenhar não só a nível nacional, mas também e sobretudo a nível local, com particular destaque para toda esta Região de Setúbal, a existência destes cursos assume uma relevância acrescida no tecido social e laboral setubalense.