27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoCidade, município, transportes…

Cidade, município, transportes…

Ao artigo de Virgílio Oliveira de 29/06 neste jornal ocorre-me o seguinte:
O planeamento de transportes não ocorre de maneira isolada no contexto de uma cidade, ele deve ocorrer em conjunto com os demais planeamentos e zonamentos urbanos estabelecidos.
O planeamento do desenvolvimento da cidade, da distribuição espacial da população e das atividades económicas do Município e do território sob a sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e os seus efeitos negativos sobre o meio ambiente incluem o planeamento dos transportes.
O Planeamento Urbano, por meio do Plano Diretor, e de um plano de mobilidade (e outros instrumentos) podem providenciar a melhoria da mobilidade e da circulação de mercadorias e pessoas dentro do município.
O Plano Diretor é o instrumento mais importante e abrangente para o controlo do crescimento ordenado da cidade e para tanto, deve-se considerar o sistema viário e de transporte da mesma, com o intuito de promover o desenvolvimento e a realização das funções da cidade.
O Plano Diretor (em Revisão) estabelece diretrizes para a expansão e adequação do sistema viário e para o sistema de transporte público.
Incorporada a mobilidade urbana no Plano Diretor prioriza-se no conjunto de políticas de transporte e circulação, a mobilidade das pessoas e não dos veículos, o acesso amplo e democrático ao espaço urbano e os meios não motorizados de transporte.
A política de uso e ocupação do solo, aliada ao crescimento da população urbana, afetam de uma forma ou de outra, o sistema de transportes do município prejudicando, ou beneficiando, consequentemente, o processo de locomoção das populações.
A consolidação de sistemas de transportes inclusivos, sustentáveis e de qualidade do ponto de vista económico e ambiental passa necessariamente pelo planeamento urbano e regional integrado, pela priorização do transporte coletivo, do pedestre e dos modos não motorizados, pela restrição ao uso do automóvel e pela participação e conscientização da sociedade.
A prioridade para o transporte público e os modos não motorizados devem ser encarados como elementos fundamentais da preservação ambiental, inclusão social, desenvolvimento económico e geração de emprego e rendimento.
Ao se planear o transporte é preciso considerar a acessibilidade, os níveis de serviços de transporte, a segurança, a fluidez e a qualidade ambiental, devendo incluir ainda todos os agentes participantes do espaço urbano.
O transporte coletivo urbano tem, entre outras, a função de proporcionar uma alternativa de transporte em substituição do automóvel, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade mediante a redução da poluição ambiental e do número de acidentes.
O meio de transporte coletivo por autocarro, ou minibus, diminui a necessidade de investimentos em ampliação do sistema viário, estacionamentos, sistemas de controlo de tráfego e outros.
O transporte público coletivo é meio de locomoção da população da cidade e como tal é importante que ele atenda a todos os bairros.
Percebe-se bem que o transporte está entre os serviços urbanos de consumo coletivo que são indispensáveis no planeamento da cidade.
Considera-se necessário que a cidade, o Município, reavaliem a mobilidade urbana na perspetiva da sustentabilidade e da inclusão social, mormente face a novas oportunidades e desafios, entendendo que os resultados influirão no desenvolvimento sócio económico e ambiental da Cidade e do Município, refletindo sobremaneira na melhoria da qualidade de vida dos Fregueses e Munícipes, no desenvolvimento das suas atividades económicas…
Isso está a ser feito!…

José Caria
Ex-vereador; ex-Presidente de Câmara; Deputado Municipal
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -