25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRacismo e Homofobia

Racismo e Homofobia

Racismo. Substantivo masculino. Vocábulo que, segundo o Dicionário Priberam, qualifica a teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação social) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria. A atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com caraterísticas diferentes, nomeadamente etnia, religião, cultura, etc.
A atitude hostil que ainda continua em voga para lá do mundo. A disposição discriminatória que nunca chumba na inspeção dos ignorantes, dos incorretos, dos incertos. A palavra que inúmeras vezes adquire a forma de ação social, crença ou sistema político que considera que raças diferentes devem ser, indubitavelmente, classificadas como inferiores ou superiores. O monstro idiota baseado em estereótipos culturais, associado ao poder soberbo que alimenta o preconceito.
O preconceito existe porque a palavra existe. Ponto. É admitir que devemos julgar alguém pela cor da pele, por exemplo. Observar e trutinar o comportamento em função da orientação sexual. A aclamada homofobia.
O racismo e a homofobia. Conceitos que percorrem a mesma estrada, lado a lado. Quase iguais. A homofobia define o ódio, a relutância que alguns seres alentam contra os homossexuais. A inconsciência dos energúmenos. Ou seja, continuamos na mesma linha da palermice pegada. Não existe uma orientação sexual superior. Existe a igualdade. Existe o mesmo patamar de prestígio. O amor é muito mais que meras palavras ou declarações ambiciosas. O amor também é liberdade. Liberdade de expressão. O amor não pode ser uma distração. Não te deixes afetar. Por dentro de todos os lugares, comporta-te naturalmente perante o preconceito. Os ´outros` apenas querem magoar-te. Recai para não te tornares igual, inalterado. Ignora os caminhos velhos. Os atalhos que ainda persistem. Não te anules. Não pares a tua vida. Emprega a naturalidade como prova do teu amor-próprio. Mostra-te superior às palavras menos saborosas. Não te apouques. A vida é um peito aberto à imensidão do mundo.
Despeço-me com um pequeno excerto do meu livro “Nem todos os amores crescem”: “Assevero o amor. Assume-te. Se és homossexual, encarrega-te de ti mesmo. Aceita a tua orientação sexual. E nunca a opção. Anula o desditoso preconceito. Acarinha-te da melhor forma. A cegueira moral é apenas uma questão de valores sociais. Recebe-te com agrado para que os abraços dos outros consigam beijar-te com o devido respeito, com a real consideração. Exibe a paciência. Adota a demora. O tempo que for necessário, ou essencial. Não deixes de ser quem és, nunca. A culpa não existe. O erro não subsiste. Persiste a vida, o respeito e a felicidade. Os dias sôfregos por haver. Não percas tempo, ou o tempo. Inclui-te. Não te excluas. Não te anules perante o estereótipo. És o único responsável por aquilo que vives, existes. Os outros são apenas os outros. A responsabilidade é tua. Adquire a liberdade, e assim serás livre para respirar, amar, ter, dar e receber. Assume-te. É fundamental para a tua vida. Sê feliz como eu.”
A melhor queda é a queda para o amor. A queda para o livre arbítrio.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -