26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPortugal: Descobrimentos * 25 de Abril * Vº Império

Portugal: Descobrimentos * 25 de Abril * Vº Império

No percurso de Portugal os Descobrimentos, o facto-efeméride 25 de Abril e a saudosa utopia do Vº Império, são três referências de escala planetária-universalista, em cujo interior reside um desiderato do povo português.

- PUB -

Ao saírem da «Idade das Trevas», os Portugueses «deram mundos ao mundo», mapearam o planeta e transmitiram aos Homens modernos a forma e conteúdos da Terra com olhos portugueses. Pelos mares circularam povos, culturas, produtos, … numa amplitude intercontinental, agora reconhecida como primeira globalização. Mas a universalidade da saga descobridora, não está no conceito «globalização», mas na  utopia-sonho da Ilha dos Amores ou no Éden redescoberto de Vera Cruz, assim como na procura da unidade terrena e da «Verdade» planetária ou Paraíso primordial livre das leis e do Tempo sem o qual não há ordens, nem propriedade, nem exploração, porque não há nada a fazer, obedecer ou demonstrar na terra-planeta-mãe-de-todos. As viagens portuguesas alimentaram o desejo de liberdade de quem se perdia pelo mundo, livre da servidão e dos Senhores. E dessa época persiste a chama das denúncias de Vieira ou Las Casas contra a escravatura e barbárie; persiste a memória da resistência dos índios Tamoios ou a experiência camponesa de Canudos. As descobertas foram e são aqueles Portugueses soltos e livres em quem ecoou no coração António Vieira: «Para nascer Portugal; para morrer o mundo» fraterno e livre, sem escravos, servos ou amos.

Ao libertar-se da «Noite Fascista», no dia 25 de Abril, o povo português desamordaçado e com saudade da liberdade fundamentada na igualdade, engenhou e tentou fundar, como o fazia e sabia nas suas aldeias e comunidades, formas de viver baseadas na cooperação de pessoas e união de povos, na distribuição e entre-ajuda, projectando o Povo para uma realidade sem tempo e governantes. Deu utilidade aos seus soldadinhos que alfabetizaram, construíram e proveram cuidados de saúde para os mais carenciados, libertou territórios ultramarinos da globalização de cinco séculos, colocou a produção económica ao serviço da política do social, ampliando a educação, saúde, habitação e cooperação…, tentou erguer uma república cristã-franciscana de Unidade, Verdade e Igualdade, como os paraísos sonhados pelos navegadores portugueses …gritando que o povo era unido! Para alguns historiadores, como Fukuiama, o 25 de Abril é precursor das revoluções modernas e da primavera árabe. Sob sua influência caíram ditaduras na Europa e o Império de 500 anos, sucedeu-se a independência da Namíbia e o fim do Apartheid onde os povos gritavam a palavra abrilista «Viva», e… a Europa e o Mundo da civilização dos chefes, propriedade, exploração, renda, lucro abalou com a acção franciscana do exército e revolucionários portugueses. As colónias independentes tiveram peso na ONU e em contenciosos como a luta do povo palestiniano. Da mesma forma que os Descobrimentos foram de amplitude e escala planetária, o foi a transformação operada pelo 25 de Abril no que restava da ditadura europeia e mais antigo império do mundo e primeira globalização. Mas, o projecto da cristã-franciscana e revolucionária república socialista portuguesa do 25 de Abril, falhou, não se concluiu. Basta olhar para os destroços da nossa política e sociedade.

No futuro-próximo quando os Portugueses sairem do presente e deixarem para as calendas da História e do Tempo os factos materiais do seu passado iremos iniciar, fundar e cumprir num futuro sem-tempo uma nova era onde não haverá lugar ao lucro, renda e exploração, onde os nossos crísticos corações serão canais de Bem que alimentam de forma educada e conventual as nossas mentes zen, abrindo à Humanidade o exemplo de um mundo novo, Igual. Então os Portugueses e Portugal irradiarão para o mundo, como um farol a seguir, todos os seus sonhos e utopias de andarem pelos mares, sem tempo e definição, como vadios, de amarem eternamente toda a gente e serem amados, de acolherem e se acolherem em qualquer parte, de admirarem e se adoçarem a qualquer cultura ou povo, constituindo Portugal e Brasil, qualquer coisa que não imaginamos, fora do paradigma actual, mas o embrião do Vº Império de Isabel, a rainha do pão e das rosas, de  Agostinho da Silva, o profeta do 3º milénio, de Vieira, o sacerdote  luso-brasileiro do Futuro, e de F. Pessoa aquele que lavrou a «Missão» de Portugal. Nesse tempo a chegar, os Portugueses em missão deixarão sua alma e corpo sofridos e Portugal concluirá a viagem incompleta dos Descobrimentos e a Revolução de Abril em Paz, Amor e Fraternidade, como os escravos da república de Palmares e os «índios da Meia-Praia». Então, os Portugueses (re)educados no bem-fazer de seus corações franciscanos, abrirão um novo paradigma mundial cuja experiência de repartição e igualdade terá início e lugar aqui, no Brasil e em terras da língua de Camões. Com Amor e sem violências. * Pinhal Novo, 25 de Abril.

Jose Vinagre
Professor
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -