26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO perigo do nuclear

O perigo do nuclear

Pelo menos o Barreiro e Palmela já manifestaram a sua preocupação por Almaraz, nada mais podem fazer. Durante cerca de 40 anos pouco ou nada se ouviu falar de Almaraz e a central esteve estes anos a laborar no mesmo sítio, no Tejo. Seja como for o fecho da central, quando acontecer, será muito mais exigente e complicado que a sua operação. Um grupo de ativistas bem intencionados aproveita o tema para se fazer ouvir.

- PUB -

Quase tão perigoso como o nuclear são os argumentos que se ouvem no nosso país. A opinião pública e o governo vão atrás da retórica desfocada do essencial. Tudo isto parece que se reduz à necessidade de uma avaliação de impacte ambiental transfronteiriça e de uma queixa a Bruxelas como nunca antes tinha acontecido. Quem conhece um pouco de avaliação de impacte ambiental (AIA) sabe honestamente que, infelizmente, a esmagadora maioria das vezes este procedimento é um proforma legal que se ajusta às conveniências dos promotores; bem à medida. As decisões estão quase sempre tomadas e o elencar de um conjunto de medidas de minimização não resolve o “problema” mas serve para acalmar a corte. Comparar este folclore com a importância e interesse económico e social de Almaraz é ridículo. Isto não significa que o risco não exista e que não deva ser acautelado com toda ciência e meios tecnológicos disponíveis. Ora, na presente situação o tema tem um potencial elevado risco e a coisa não se resolve com um estudo como se reclama. Vai-se por aqui porque nada mais se pode pedir ao governo espanhol e na verdade o eventual estudo na prática pouco ou nada iria alterar. Sobre a queixa a Bruxelas devemos saber que esta não tem efeitos suspensivos e nada altera as intenções do governo de lá. Muito provavelmente quando Bruxelas disser alguma coisa obra já estará numa fase avançada.

O fecho de Almaraz, por tudo o que se tem dito e escrito, é o único final que se aceita como bom? Sei e todos sabemos que o aterro de resíduos nucleares vai ser construído, o que do lado de cá se deve exigir é conhecer detalhadamente o projeto, as medidas de segurança que vão ser tomadas e o programa de monitorização. Isto é, aproveitar a “boleia” para garantir que as intervenções em Almaraz diminuem o risco, mas não, como quase sempre é o faz de conta. Entretanto é inaceitável que alguém diga (Governo) que o país está preparado para tudo (acidente nuclear).

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -