15 anos de ‘Todos em Ação’

15 anos de ‘Todos em Ação’

15 anos de ‘Todos em Ação’

, Vice-presidente da Omnis Factum Associação
14 Fevereiro 2025, Sexta-feira
Vice-presidente da Omnis Factum Associação

É difícil decidir por onde começar. A Omnis Factum – do Latim ‘Todos em Ação’ – faz 15 anos de existência. Tudo começou em 2008, com um grupo de amigos que quiseram garantir que os jovens da nossa cidade poderiam encontrar novas formas de participação, interligação, voluntariado, solidariedade, aventura, amizade, conhecimento e troca de experiências. Fundada com o objetivo de formar e informar os jovens para uma cidadania ativa, a Omnis Factum é agora uma organização de referência a nível local, regional e nacional que trabalha com e para os cidadãos. E tudo isto foi conseguido com grande esforço, dedicação e força de vontade por parte dos seus associados, dirigentes e voluntários.

No que toca aos números, a associação apresentou um conjunto de projetos para os jovens, em especial a possibilidade de intercâmbio e voluntariado em cerca de 15 países europeus,  para onde já enviámos mais de 150 voluntários. Quanto ao impacto local, referenciando apenas alguns números, recebemos mais de 100 jovens de várias nacionalidades para experiências de aprendizagem e intercâmbio no Montijo. Avançámos com mais de 20 projetos assentes em interculturalidade, Direitos Humanos, integração de comunidades migrantes e refugiadas, notícias falsas, empreendedorismo ambiental, saúde, e muitos outros temas prementes da atualidade. A atividade Brigada Ambiental Sustentável e Ecológica (B.A.S.E), por exemplo, já chegou a mais de 2 mil crianças nos últimos três anos.

- PUB -

Entre 2023 e 2024, tivemos mais de 200 voluntários nos projetos apoiados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IDPJ), pela União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. Paralelamente, a Omnis Factum conseguiu angariar mais de 1 milhão de euros em fundos comunitários, grande parte deste montante, utilizado para estimular o desenvolvimento do nosso município a nível económico e social.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. Infelizmente, sentimos que o valor de organizações como a Omnis Factum ainda não é reconhecido totalmente pela sociedade e por algumas entidades locais. Com efeito, vemo-nos, atualmente, sem sede própria, obrigando-nos a ocupar um espaço que nos foi gentilmente facultado. Nesse sentido, não posso deixar de mencionar e agradecer profundamente a dois nomes que permitiram à Omnis completar este mês 15 anos: António Machado, ex-dirigente da Casa do Benfica do Montijo, que nos cedeu uma sala para se tornar a nossa primeira sede de trabalho, na Casa do Benfica do Montijo, e António Ramos, Presidente da Banda Democrática 2 de Janeiro, cujas instalações e disponibilidade permitiram potenciar em muito a nossa capacidade de realizar projetos e atividades.

Poderia ficar aqui a recordar os 15 anos de Omnis Factum durante mais tempo, pois felizmente, tenho muito para contar. Contudo, terá de ficar para uma próxima vez, porque não me quero alongar demais.

- PUB -

Não podia deixar de fazer um agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, na pessoa da sua diretora Professora Paula Póvoas e na Professora Ana Albuquerque, pela confiança, total abertura e acessibilidade para receber todos os nossos projetos.

Em modo de despedida, gostaria de garantir que, do que depender de mim, dos meus incansáveis colegas e amigos de direção e dos cada vez mais voluntários que têm vindo a juntar-se a nós, ‘Todos em Ação’ continuaremos a ajudar a escrever a história, o presente e o futuro dos jovens da nossa sociedade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Deputada da IL
14/02/2025
- PUB -
- PUB -