Utentes, profissionais dos serviços públicos do concelho de Sines vão juntar-se a autarcas amanhã, 2, a partir das 18 horas, no Jardim das Descobertas, para levarem a efeito uma acção de protesto. Trata-se de uma tribuna pública, sob o lema “Agir em defesa dos serviços públicos”, para apresentar um conjunto de reivindicações à tutela.
A iniciativa, promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines, vai permitir abordar questões ligadas à saúde, aos transportes, à energia e aos correios.
“A reabertura da Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano; a colheita de amostras para os meios complementares de diagnóstico [análises] no Centro de Saúde de Sines; e a contratação de profissionais para o regular funcionamento dos diversos serviços públicos” são algumas das reivindicações que, de acordo com a comissão de utentes, vão ser debatidas publicamente.
Outros dos temas em agenda são o “cumprimento dos tempos de espera de consultas e cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano, a construção de um terminal rodoviário no concelho de Sines, e a reactivação da linha ferroviária de passageiros de Sines a Ermidas-Sado”. Os participantes vão ainda reclamar pela “redução dos preços da energia (electricidade e gás)”, por “melhorias na distribuição postal e nacionalização dos CTT”.