Mostra de Artes de Rua em Sines oferece 21 projectos artísticos de 10 países

Mostra de Artes de Rua em Sines oferece 21 projectos artísticos de 10 países

Mostra de Artes de Rua em Sines oferece 21 projectos artísticos de 10 países

Criações artísticas são oriundas, não só de Portugal, mas também da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Guatemala, Irlanda, Itália, Malásia e Reino Unido

O espaço público de Sines vai voltar a ser o palco principal da Mostra de Artes de Rua (M.A.R), que reúne, entre sexta-feira e domingo, 21 projectos artísticos, alguns premiados, em representação de 10 países.

- PUB -

Promovido pela companhia Teatro do Mar, de Sines, a M.A.R conta, este ano, com espectáculos de circo, instalação, teatro físico, dança, música, ‘site specific’ e jogos interactivos, explicou a organização.

As criações artísticas são oriundas, não só de Portugal, mas também da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Guatemala, Irlanda, Itália, Malásia e Reino Unido.

“Os destaques da edição deste ano são muitos, porque vamos ter muitos espectáculos premiados”, revelou hoje à agência Lusa a encenadora e directora artística do Teatro do Mar, Julieta Aurora Santos.

- PUB -

Segundo a responsável, o público terá a “oportunidade única”, logo no arranque da mostra, na sexta-feira, de assistir ao espectáculo “Poi”, de D’es Tro, “o campeão mundial e campeão do Guiness de manipulação livre de piões”, numa fusão das artes circenses com o jogo popular do pião.

“É um brinquedo que faz parte das tradições mais antigas e este artista desenvolveu uma técnica absolutamente inacreditável que trabalha desde o pião pequenino ao gigante”, transformando essa sua habilidade num “espectáculo que tem sido premiado pelo mundo inteiro”, explicou.

Mas, ao longo dos três dias da mostra, não faltarão motivos para o público ‘ocupar’ os diferentes espaços públicos desta cidade do litoral alentejano, garantiu Julieta Aurora Santos, que destacou o espectáculo/concerto das francesas Les Filles du Renard Pâle, agendado para sábado, às 23h30, no castelo.

- PUB -

“É um espectáculo de circo e um concerto, em simultâneo, absolutamente brutal e vale a pena seguir a programação para assistir a esta performance”, sublinhou.

A 6.ª edição da M.A.R. inclui 30 apresentações, dos 21 projectos artísticos que constam da programação, reunindo um total aproximado de “100 artistas” que, segundo os promotores, voltam “a eleger a rua como o lugar privilegiado de encontro e partilha”.

De acordo com a encenadora, o programa conta igualmente com uma experiência performativa de duas artistas que convidam o público para “um percurso áudio guiado”, no sábado (19:15) e domingo (11:40), numa “viagem imaginária” pela cidade de Sines, onde se “mistura a realidade com a ficção”.

As apresentações dos espectáculos, performances e instalações dividem-se por 12 espaços públicos da cidade, desde a Alameda da Paz, ao castelo, Avenida Vasco da Gama e até uma antiga estação de comboios, entre outros.

O evento “é pluridisciplinar” e “as pessoas conseguem ver todos os espectáculos se organizarem bem as suas agendas”, porque “todos são escolhidos a dedo a pensar no público da cidade”, vincou.

“Tentamos que a distância física e temporal [entre espectáculos] seja a menor possível para permitir” ao públicos assistirem ao maior número possível de espectáculos, afiançou.

A 6.ª edição da M.A.R. encerra no domingo, às 16 horas, “com um espectáculo/parada para toda a família que mistura circo, equilíbrio e marionetas gigantes de cinco metros de altura que podem ser ‘cavalgadas’ pelas crianças”, acrescentou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -