Governo diz ser essencial Sines liderar desafios energéticos que Europa enfrenta

Governo diz ser essencial Sines liderar desafios energéticos que Europa enfrenta

Governo diz ser essencial Sines liderar desafios energéticos que Europa enfrenta

Ministro das Infraestruturas e Habitação enalteceu esta terça-feira o papel do Porto de Sines para a economia nacional

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, enalteceu esta terça-feira o papel do Porto de Sines, para a economia nacional, considerando ser essencial liderar os desafios energéticos que a Europa enfrenta.

- PUB -

“Sines é o maior porto de ‘transhipping’ [transbordo] nacional e, a pouco e pouco, vai-se transformar no maior porto de ‘interland’ internacional, portanto hoje é muito significativo o papel que Sines tem na economia nacional”, afirmou o governante à margem da assinatura de um memorando de entendimento para a criação de um corredor verde entre os portos de Sines, Roterdão (Países Baixos) e Duisport (Alemanha) e a empresa Madoqua.

Segundo o ministro das Infraestruturas, trata-se de um acordo “histórico” para a criação “do primeiro corredor verde” que vai permitir o transporte de combustíveis alternativos e matérias-primas baseadas em derivados de hidrogénio, como o e-amoníaco e o e-metanol, e produtos como o CO2 liquefeito, de Portugal para o noroeste da Europa.

“É essencial Sines liderar este desafio enorme que a Europa tem. Não basta liderar nas palavras, temos que liderar também nas ações e por isso é que Sines e Portugal teve a arte e o engenho, em conjunto com a iniciativa privada e com as universidades, [de] conseguir captar para Portugal a maior parte dos incentivos europeus para esta área do hidrogénio verde”, disse.

- PUB -

No entanto, ressalvou, é preciso “garantir que fica em Portugal propriedade intelectual, talento, conhecimento, economia que ajude a crescer o país de forma mais sustentada”.

A cerimónia, que decorreu na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), contou com a presença de Mona Neubaur, ministra da Economia, Indústria, Protecção do Clima e da Energia e vice-primeira-ministra do Estado Alemão da Renânia do Norte-Vestfália.

O memorando de entendimento foi assinado por Marloes Ras da empresa Madoqua, José Luís Cacho, pela Administração dos portos de Sines e do Algarve, Wouter Demenint, pelo porto de Roterdão, e por Markus Bangen, da Duisport.

- PUB -

Aos jornalistas, Miguel Pinto Luz, realçou que este corredor verde “vai unir Sines a portos tão grandes como o porto de Roterdão e Duisport” e assegurou que o Governo está empenhado em “fechar uma parceria com o Brasil” para criar “um corredor com o Atlântico Sul” e a trabalhar “com a embaixadora do Canadá” para “o Atlântico Norte”.

“Sines, desse ponto de vista, tem uma localização geoestratégica absolutamente única e acreditamos muito no potencial de Sines, no crescimento que Sines pode ter”, até porque “o Governo continua a fazer investimentos, nomeadamente na ferrovia e no corredor internacional sul que vai servir Sines”, reforçou.

Questionado sobre outros investimentos anunciados de produção de hidrogénio que, entretanto, foram sendo cancelados, o ministro garantiu que “esse para, arranca, parou definitivamente” e que o Governo está comprometido “neste caminho para o hidrogénio verde, mas também no caminho para o grande projecto mobilizador de toda a Europa”.

“Não tenho receio nenhum, estou absolutamente confiante nas apostas que estamos a fazer e hoje temos a prova disso”, concluiu.

A empresa luso-holandesa Madoqua está a desenvolver, em Sines, um projecto de produção de hidrogénio verde e amoníaco, que representa um investimento de 1,3 mil milhões (fase 1) e 1,5 mil milhões (na fase 2).

Em 2022, a Madoqua anunciou uma parceria com a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) e com a Power2X para construir um projecto de hidrogénio verde e amoníaco à escala industrial de 1,2 GW (Gigawatts), a MadoquaPower2X em Sines, Portugal, que irá criar mais de 150 postos de trabalho direitos e 2.000 indirectos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -