Operação tem início pelas 15 horas e a população poderá assistir a partir da zona do Monte Chãos. Proteção civil alerta para ruídos e poeiras
A operação de derrube das chaminés da central termoelétrica de Sines está marcada para as 15 horas de amanhã (2 de outubro), naquela que é uma das etapas previstas na empreitada de desmantelamento e demolição em curso.
Por essa razão a Proteção Civil Municipal de Sines deixa avisos à população de que a ação, conduzida pela EDP em estreita articulação com as autoridades competentes, com coordenação da Proteção Civil e da GNR, “produzirá algum ruído pontual” e, posteriormente, a emissão de poeiras que serão provocadas pela fragmentação do betão.
No entanto, e para amenizar este último efeito, a contenção das poeiras será feira através de rega por aspersão, naquela que é uma das medidas de mitigação que o serviço de proteção civil considera como adequadas.
Em informação publicada no portal do município a Câmara Municipal de Sines explica que, para a população que tenha interesse em assistir à operação, o local recomendado para esse efeito é a zona do Monte Chãos, sendo que não será delimitada uma área específica para o público.
Disponíveis estão também informações sobre o condicionamento de trânsito – tanto do lado poente como nascente – derivado desta operação.