AICEP atinge recorde de investimentos de 3,58 mil milhões de euros em 2025

AICEP atinge recorde de investimentos de 3,58 mil milhões de euros em 2025

AICEP atinge recorde de investimentos de 3,58 mil milhões de euros em 2025

Valor global dos contratos de investimento assinados hoje totalizam 3.077 milhões de euros, com incentivos de 699,7 M€ e a criação de 2.336 postos de trabalho

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) bateu em 2025 o recorde de investimento, com a assinatura de contratos que representam mais de 3,58 mil milhões de euros.

- PUB -

Segundo a presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, “o contributo destes projetos para a economia nacional vai-se traduzir na criação de 6.600 postos de trabalho” e num ”volume de negócios anual de 3 mil milhões de euros, o equivalente a cerca de 1% do PIB [Produto Interno Bruto] atual”.

A presidente da AICEP falava, em Sines, durante a cerimónia de assinatura de contratos de investimento com as empresas CALB Europe, Everbio, Lift One, Savannah Lithium, Topsoe Battery Materials e United Petfood, que operam nos setores da mobilidade elétrica, saúde, químico e petroquímico, agroalimentar e indústria extrativa.

Segundo a responsável, este registo vai permitir igualmente “um volume de exportações de 2,58 mil milhões de euros por ano”, representando “3,4% das exportações nacionais de bens”.

- PUB -

“Estamos, assim, perante investimentos de natureza exportadora, estruturante e estratégica, com elevado potencial de criação de valor para a economia nacional”, afiançou.

Para o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos, 2025 revelou-se “um ano de excelência e de ouro” na captação de investimento.

Ao assinalar que a AICEP teve “a melhor ‘performance’ de sempre”, Luís Montenegro sublinhou que estes resultados são reveladores da “aposta que o país e o Governo estão a fazer” e que “tem sido bem acolhida por parte dos investidores”.

- PUB -

Da lista das empresas que assinaram esta terça-feira os contratos de investimento fazem parte a CALB Europe, que está a construir uma unidade industrial para fabrico de baterias de iões de lítio para o setor automóvel e armazenamento de energia em bateria, em Sines, num investimento superior a dois mil milhões de euros e a criação de 1.800 postos de trabalho.

Também em Sines será instalado o projeto da Topsoe Battery Materials, um investimento de 109,5 milhões de euros para uma unidade industrial dedicada à produção de materiais ativos catódicos para baterias elétricas e atividades relacionadas, que prevê a criação de 62 novos postos de trabalho.

Foi igualmente assinado um contrato de investimento com a Everbio, empresa responsável pela construção de uma unidade de produção de filme à base de PET, que prevê criar, em Portalegre, 154 novos postos de trabalho, num investimento de 39,5 milhões de euros.

De acordo com a AICEP, o valor global dos contratos de investimento assinados hoje totalizam 3.077 milhões de euros, com incentivos de 699,7 milhões de euros e a criação de 2.336 postos de trabalho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não