8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesAssociação Empresarial de Sines acerta parceria com centro de pesquisa da Sonangol

Associação Empresarial de Sines acerta parceria com centro de pesquisa da Sonangol

Transição energética em agenda. Grupo de trabalho da empresa angolana já prepara visita técnica a Sines

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da Sonangol vão assinar um protocolo de parceria e partilha de conhecimento no âmbito de investimentos na transição energética.

- PUB -

O anúncio foi feito na última quinta-feira pela AES, que adianta que já “está a ser preparada uma visita técnica a Sines” por parte do grupo de trabalho do CPD da Sonangol.

O estreitamento de laços entre as duas entidades surge na sequência de uma visita oficial do presidente da AES, Hugo Manuel Ferreira, e da assessora Isabel Francisco, este mês a Angola, onde o responsável português foi recebido pelo conselho de administração do CPD da Sonangol.

Em comum estão “os investimentos que irão ser realizados em Sines, com os projectos de Centro de Dados e os de produção Hidrogénio Verde, onde o CPD da Sonangol tem pretensão de investir e também de desenvolver esse tipo de projectos em Angola”, explica a AES.

- PUB -

Na reunião mantida entre as duas partes, a administração do CPD assumiu ter “como principal objectivo apoiar a operacionalização e sustentabilidade do sector petrolífero da República de Angola”.

“O CPD pretende tornar-se um centro de referência nacional, com reconhecimento internacional, e também auxiliar o país na transição energética”, indica a AES sobre a empresa do grupo Sonangol.

Ainda de acordo com AES, o CPD conta “com infra-estruturas próprias e elevada qualidade tecnológica” e “é composto por várias estruturas técnicas, cibernéticas e laboratórios”, dedicados a “actividades de pesquisa, assistência técnica, prestação de serviços e capacitação especializada”.

- PUB -

Pelo CPD da Sonangol participaram no encontro o presidente do Conselho de Administração, Orlando da Mata, o presidente da Comissão Executiva, Vladimir Machado, os administradores Fábio Lopes e Epifânio Santos, além do director do Gabinete da Comissão Executiva, Paulo Garcia.

O CPD tem actualmente a decorrer “projectos no âmbito da refinação e petroquímica, gás e energias renováveis, hidrogénio verde, Biocombustível e monitoramento ambiental” bem como “o desenvolvimento de tecnologias de biorremediação e produtos ecológicos”, revela a AES, a finalizar.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -