23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSinesCarnaval em Sines assinalado com desfiles e actividades com a comunidade

Carnaval em Sines assinalado com desfiles e actividades com a comunidade

Vão ser oito dias de folia, mas sem a realização dos corsos tradicionais, devido à actual conjuntura pandémica

Um concurso de máscaras, desfiles pelo centro histórico, arruada e visitas às escolas assinalam, a partir de quarta-feira e durante oito dias, o Carnaval em Sines, cujos tradicionais cortejos foram cancelados devido à covid-19.

- PUB -

“Vamos ter uma série de actividades com associações do concelho e contamos com o envolvimento da comunidade no sentido de assinalar esta festa, que é tão popular”, disse à agência Lusa o presidente da Associação de Carnaval de Sines, Rui Encarnação.

Apesar dos tradicionais corsos carnavalescos terem sido cancelados, devido à pandemia de covid-19, a Associação de Carnaval de Sines, a Câmara e a Junta de Freguesia de Sines decidiram avançar com “um leque de iniciativas e actividades” para a celebração desta época festiva.

O programa, que arranca esta quarta-feira e se prolonga até 02 de Março, inclui “algumas iniciativas com as escolas” e com o Hóquei Clube Vasco da Gama e o Vasco da Gama Atlético Clube, que vão receber a visita da mascote “O Folião”, assim como a realização de um Concurso de Máscaras para “levar a alegria do Carnaval aos mais novos”.

- PUB -

De acordo com a organização, o centro histórico de Sines recebe, na sexta-feira, a “Noite da Matrafona”, iniciativa organizada pelo grupo folião Ferro & Fogo.

No sábado, está prevista a “Chegada dos Reis do Carnaval” e um desfile pelas ruas da cidade de Sines (10h00) e de Porto Covo (15h00), numa organização da associação de carnaval.

No domingo de Carnaval, a partir das 15h00, a associação convida a população a tirar a “sua melhor máscara” do armário e a participar na “Caminhada do Pagode” para “animar” as ruas e bairros.

- PUB -

“A melhor máscara habilita-se a ganhar um vale de 50 euros para gastar no comércio local”, indicou a organização.

Na segunda-feira, a partir das 20h30, está prevista uma “Arruada de Carnaval” pelas ruas da cidade mais carnavalesca do litoral alentejano.

“Vamos ter também alguns desfiles não organizados com o grupo Skalabá Tuka, elementos dos grupos de Carnaval e da população em geral que se queira juntar, cumprindo as regras sanitárias”, revelou Rui Encarnação.

O “Desfile da Folia” vai decorrer no sábado, às 21h30, e é repetido no domingo (17h00) e na segunda-feira (21h30), no centro histórico de Sines.

Na terça-feira, Dia de Carnaval, o desfile, às 18h00, arranca no centro histórico e termina no Jardim das Descobertas, na Avenida General Humberto Delgado, onde se realizam os tradicionais corsos carnavalescos.

Durante este período, decorre a iniciativa “Carnaval em Postal”, que incentiva as compras no comércio local, tendo os comerciantes sido desafiados a fazerem montras alusivas à época festiva.

O programa termina, na quarta-feira, dia 02 de Março, com o lançamento nas redes sociais de um vídeo do tradicional Enterro do Entrudo.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -