29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesRegião brinca ao Carnaval

Região brinca ao Carnaval [FOTOS]

Milhares de pessoas sairam à rua para festejar o Carnaval, com a família, escolas ou grupos de foliões mais ou menos organizados. O tempo ajudou, com sol tímido, mas sem chuva

 

- PUB -

Sesimbra estremece com calor do samba e milhares  a ver

Os ritmos quentes e a folia do Carnaval tomaram Sesimbra de assalto. As ruas da vila encheram-se de milhares de pessoas para assistirem aos desfiles das escolas de samba e grupos de axé .

Os 8 grupos desfilaram pela marginal, aliando o colorido das fantasias e os ritmos quentes do samba à beleza única de uma das mais belas baías de Portugal.

O desfile iniciou-se perto das 14:30 com a Tripa Cagueira Associação, com o enredo “Atrás do Trio Elétrico só Não Vai Quem Já Morreu”. Seguiram-se Tripa Associação – Tripa Mijona (Enredo: “O Circo da Vida”), G.R.E.S. Unidos de Vila Zimbra (Enredo: “Das Profundezas Emerge Atlântica: mito, fantasia ou civilização”), G.R.E.S. Trepa no Coqueiro (Enredo: “A minha alegria contagia 2017”), G.R.E.S. Corvo de Prata (Enredo : “Roma, o Amor Proibido”), G.R.E.S. Bota No Rego (Enredo: “Meu Reino Por um Beijo”),G.R.E.S Batuque do Conde (enredo: “Chocolate, o Ouro Negro que Adoça o meu Samba”), Associação Recreativa Bigodes de Rato (enredo: “Arriba, arriba! Andale, andale!”) e o G.R.E.S. Saltaricos do Castelo (enredo: “Os Loucos que Fizeram História – só eles são imortais”).

- PUB -

Os palhaços desfilam esta segunda-feira e as escolas de samba e grupos de axé voltam a sair à rua na terça-feira.

 

Carnaval de Sines com enchente de público

 A 91° edição do Carnaval de Sines saiu este domingo, 26, à rua com a participação de mais de dois mil foliões que encheram de cor a Avenida General Humberto Delgado.
Numa decisão de última hora, a organização decidiu não cobrar bilhetes no primeiro dia de desfile permitindo a entrada de milhares de visitantes.
Com o tema ‘Cinema e Televisão’, não faltaram carros dedicados a séries e filmes conhecidos do grande público.

Cidade do Montijo volta a comemorar com corso

Os corsos carnavalescos regressaram este ano ao Montijo. Este sábado, muitas centenas desfilaram pelas principais artérias da cidade. Esta terça-feira, pelas 15h30, a dose volta a ser repetida.

- PUB -

 

1.200 crianças na baixa de Setúbal

O desfile infantil juntou, em Setúbal, cerca de 1.200 crianças das várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

A Câmara Municipal promoveu um concurso para os grupos, sendo que em primeiro lugar ficou “O Sonho”, instituição composta pelas valências Pirilampo, O Sonho e O Ninho, cujas crianças envergavam os trajes dos Pasmadinhos de Setúbal, como a Lavadeira de Azeitão, o Frade Arrábido, a Maria Baía e o Descarregador de Peixe.

O infantário O Escorrega, com o tema ‘O Mundo’, com roupas características de diversos países, entre os quais Portugal, China e Brasil, ficou no segundo posto. A terceira posição coube ao Jardim de Infância O Girassol que se inspirou na comida saudável.

 

Folia das Praias do Sado chega à Praça do Bocage

O Carnaval de Setúbal, que saiu à rua logo no Domingo, desenrolou-se em dois pontos principais. Um desfile na rua central das Praias do Sado, promovido por colectividades e clubes de Praias e Faralhão,  e uma festa, concentração, na praça do Bocage, organizada pela Câmara Municipal. As duas brincadeiras juntaram alguns milhares de pessoas.

Os foliões encheram também a Praça do Bocage de alegria e cor.

Corso sai à rua em Pinhal Novo esta terça-feira

Carnaval é vivido com alegria e festa no concelho de Palmela e são muitas as manifestações populares ligadas a esta quadra, a realizar-se nas cinco freguesias, promovidas pelo movimento associativo e pelo Município.

Em Pinhal Novo sai esta terça-feira à rua o habitual corso promovido pelo Grupo Carnavalesco Amigos de Baco, que percorrerá em desfile as ruas da vila, a partir das 15h30.
O desfile contará com a participação do movimento associativo da freguesia (Fanfarra dos Bombeiros de Pinhal Novo, Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, Dance Project da União Desportiva da Palhota, Bardoada – o Grupo do Sarrafo, entre outros participantes ) e de grupos informais, congregando várias centenas de figurantes. No dia 29, a mesma organização realiza o Enterro do Bacalhau (ritual teatral satírico), às 21h30, no Coreto do Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
Em Palmela, destacam-se os festejos de Carnaval promovidos pelas duas filarmónicas centenárias. Na Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, esta segunda-feira terá lugar pelas 22h30 mais um baile. A Sociedade Filarmónica Humanitária também organiza neste mesmo dia, às 22h00, um baile com a Orquestra da Vila, Jorge Nice e Miguel Azevedo.

 

Milhares de mini-foliões enchem ruas de alegria

Carnaval de Escolas do Barreiro, Moita e Baixa da Banheira

Mais de cinco mil alunos e restantes comunidade educativa, de escolas públicas, privadas e instituições particulares de solidariedade social do Barreiro e Moita desfilaram na sexta-feira, enchendo as ruas de muita cor e alegria.

Refira-se que os desfiles foram organizados pelas autarquias e comunidade educativa.

Carnaval saiu à rua em Alhos Vedros com quatro carros alegóricos e cerca de 450 foliões

O Corso de Carnaval de Alhos Vedros, este ano com o tema “A Velhinha no Parque de Diversões” passou pelas ruas da freguesia, com muita alegria e animação.

Quatro carros alegóricos, acompanhados por cerca de 450 foliões, encheram as ruas da vila de Alhos Vedros de cor, alegria e fantasia, com muitas pessoas a assistirem ao corso, que é gratuito.

Na próxima terça-feira, outra vez pelas 15h00, o Corso de Carnaval de Alhos Vedros vai voltar a sair á rua para mais uma tarde de muita animação.

 

Crianças desfilaram em Alcácer do Sal, Torrão e Comporta

Centenas de crianças das escolas desfilaram, sexta-feira, na Marginal de Alcácer do Sal, no Torrão e na Comporta. A festa foi promovida pelo município, em colaboração com os diversos centros escolares e várias outras entidades.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -