Chaves da habitação foram entregues na Casa da Baía, na sessão solene comemorativa dos 179 anos da instituição
A YMCA celebrou esta terça-feira o 179.º aniversário “da fundação do movimento em Setúbal” com a cedência de uma casa temporária no Bairro da Bela Vista a uma família de refugiados ucranianos.
As chaves da habitação foram entregues na sessão solene comemorativa realizada na Casa da Baía, em acção realizada no âmbito do projecto Casas YMCA e que “conta com o contributo da Câmara de Setúbal”.
O Casas YMCA “nasceu em Março de 2022 da vontade de apoiar os refugiados ucranianos com a disponibilização de um espaço para viverem temporariamente, durante um ano, até as suas vidas encontrarem um rumo definitivo”, explica a autarquia em comunicado.
Na sessão solene, o secretário-geral da YMCA, Luís Sebastião, explicou que “este projecto tem sido um enorme desafio”. “Mas sermos arrojados é também a nossa marca”, salientou.
As oito casas temporários disponíveis, sendo que “cinco já foram entregues, bem como uma lavandaria comum e um espaço comunitário, resultam de adaptações feitas a instalações cedidas pela Câmara Municipal no Bairro da Bela Vista, próximo do espaço onde funciona o Centro de Apoio Comunitário da YMCA”.
Tal representa um “investimento superior a 120 mil euros”, que, segundo Luís Sebastião, “só foi possível com contributos de instituições, empresas e pessoas a título individual”, tendo agradecido “o apoio da Câmara Municipal e da Junta de São Sebastião”.
Também presente na sessão solene comemorativa do 179.º aniversário da instituição esteve Pedro Pina, vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, que “enalteceu o trabalho desenvolvido pela YMCA Setúbal nas várias respostas que proporciona às crianças e aos jovens do concelho”.
“A YMCA deu oportunidade a muitas crianças de serem crianças. O movimento tem esta particularidade de proteger a dignidade humana, independentemente da idade das pessoas”, frisou o autarca, citado na mesma nota.
Para Pedro Pina, é necessário valorizar “instituições que, como a YMCA, acreditam que o desenvolvimento natural das pessoas e dos seres humanos começa desde tenra idade e que há momentos para cada um ter a sua condição para crescer”.
Por este motivo, Pedro Pina considera não restarem “dúvidas de que a YMCA Setúbal é uma das instituições das quais a câmara não pode abdicar”. “Esta autarquia é muito mais forte com uma YMCA como a que temos em Setúbal, porque nos dá a convicção de que está a fazer bem e está a ajudar a transformar de uma forma criativa”, frisou.