28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Vizinhos da Azinhaga dos Espanhóis exigem requalificação mas câmara diz já ter projecto

Vizinhos da Azinhaga dos Espanhóis exigem requalificação mas câmara diz já ter projecto

Vizinhos da Azinhaga dos Espanhóis exigem requalificação mas câmara diz já ter projecto

Falta de iluminação e canaviais são apontados como exemplos do abandono em que está um terreno na zona dos Quatro Caminhos

 

Um terreno baldio na zona dos Quatro Caminhos, em Setúbal, designado por Azinhaga dos Espanhóis, tem sido visado por quem habita nas proximidades como problemático, quer pelos “abastados canaviais e outras espécies silvestres que ali crescem entre espaço urbano, quer pela falta de iluminação”. “Os serviços da Câmara Municipal têm feito algum desbaste para limpeza do terreno, mas muito pontualmente”, queixa-se Rui Amaro, que reside num dos prédios vizinhos deste espaço.

- PUB -

O estado de “abandono” deste terreno “é de há muitos anos” e “já foram apresentadas várias reclamações à câmara”, tanto por mail como através de exposições em reuniões públicas do executivo, diz este morador que lamenta “não ter obtido resposta” da parte da autarquia a estas queixas. Mas a situação está a caminho de ser resolvida uma vez que “existe um projecto de requalificação já concluído para aquele espaço”, dá a saber o gabinete do vereador Carlos Rabaçal, responsável pelo departamento das Obras Municipais.

Com a Azinhaga dos Espanhóis incluída no miolo urbano de “grande densidade populacional” entre a Rua João Maria Jales, avenidas Pedro Álvares Cabral, Dom João II e Ladeira do Forte da Estrela, reclama Rui Amaro também pela “iluminação desordenada”, naquele terreno, e avança com a proposta do mesmo ser reconvertido para uso de “estacionamento” e também como espaço de “lazer com zona verde”, situação que obrigaria à demolição de uma casa “degradada e abandonada” ali existente.

São estas reclamações apontadas por quem ali reside que o gabinete de Carlos Rabaçal indica já terem sido previstas, pelo menos em parte, no projecto de requalificação desenhado para aquela área.

- PUB -

“A empreitada ainda não avançou por indisponibilidade financeira”, assume o gabinete do vereador. E a isto acrescenta que o montante necessário para a reabilitação “está integrado num empréstimo pedido pela Câmara Municipal de Setúbal para realizar várias obras no município”. Trata-se de uma verba que “neste momento está dependente da aprovação do Tribunal de Contas”, portanto, logo que aprovada, “teremos condições para a avançar”.

Para a requalificação da Azinhaga dos Espanhóis estão inscritos “cerca de 80 mil euros”, para a “iluminação pública e ligação da rua neste momento interrompida”. Está ainda considerada a construção de “espaços verdes entre outros melhoramentos”.

Enquanto o projecto não avança para o terreno, a Câmara de Setúbal garante que “tem havido preocupação e intervenção municipal naquele terreno”, isto através da “remoção de construção abarracada”, assim como “outras acções de limpeza”.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -