Evento vai ser apresentado pela autarquia setubalense na próxima sexta-feira no Largo da Palmeira
“Caleidoscópio de Estórias: Vivências do Bairro” é o nome do novo projecto que a Câmara Municipal de Setúbal criou para cimentar as relações dos bairristas com os seus próprios bairros. Este vai ser apresentado no Largo da Palmeira, no Bairro do Troino, já na próxima sexta-feira.
Nesta os moradores das zonas do Troino e da Fonte Nova são convidados a “partilhar narrativas pessoais para traçar a evolução dos bairros ao longo dos anos com o objectivo de revelar experiências que moldam a identidade actual, numa partilha de emoções para fortalecer laços comunitários”, como explica a nota de Imprensa da autarquia setubalense.
A partir das 18 horas a apresentação da iniciativa conta com um apontamento musical dos Ritmos do Bairro, “grupo de percussão que utiliza instrumentos do quotidiano para criar sonoridades envolventes, num convite público à celebração colectiva”, que vão dar o pontapé de saída para que se escrevam novas histórias.
A música, a dança e o teatro, são algumas das expressões artísticas a serem envolvidas na acção que vai contar com oficinas criativas para reflectir os bairros e suas comunidades através da procura por “modelar memórias e tradições em narrativas vivas e vibrantes”.
“A música desempenha um papel central no Caleidoscópio de Estórias, servindo como elo entre gerações e como veículo emocional das histórias partilhadas. A dança, por sua vez, capta os ritmos da vida quotidiana e das tradições locais, enquanto o teatro explora as relações e dinâmicas que caracterizam a vida comunitária”, acrescenta-se.
No final da recolha das ideias o objectivo é a montagem de eventos comunitários – sejam festivais, apresentações, celebrações culturais, etc – com o intuito de puxar pela pertença e solidariedade entre os moradores, que assim vão também valorizar e representar o património cultural e imaterial dos seus bairros.
O “Caleidoscópio de Estórias: Vivências do Bairro” é um projecto apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelas Comunidades em Acção de uma candidatura da Operação Integrada Local (OIL) na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-territorial Através das Margens.
É concretizado pela estrutura Repasseado, que conta com vários artistas ligados ao mundo da música, seja pelas raízes ou pelos identidades locais que foram adquirindo. O Repasseado reúne “vários artistas de Setúbal, proporcionando uma festa na qual as histórias de bairro ganham vida”, descreve o mesmo comunicado.