Vítor Caldeirinha chefia equipa que entrou em funções há quatro meses

Vítor Caldeirinha chefia equipa que entrou em funções há quatro meses

Vítor Caldeirinha chefia equipa que entrou em funções há quatro meses

Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa são vogais do conselho de administração dos Portos de Setúbal, Sesimbra e Lisboa

Há praticamente quatro meses que a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Administração do Porto de Lisboa (APL) têm uma nova direção. Desde agosto deste ano que o presidente, Vítor Caldeirinha, voltou a assumir a chefia das instituições sendo que já tinha passado pela APSS entre 2013 e 2016.

- PUB -

Com formação académica complementar nas áreas da Economia e da Gestão Portuária e doutorado em Gestão pela Universidade de Évora, Vítor Caldeirinha conta com mais de 30 anos de experiência no setor. Regressou então às infraestruturas portuárias, locais onde iniciou e desenvolveu grande parte da sua carreira no setor portuário.

Tendo sido nomeado pelo Governo o novamente responsável pelo conselho de administração ocupava, desde maio de 2024, um cargo na equipa técnica do Ministério das Infraestruturas e Habitação, pasta que está à responsabilidade de Miguel Pinto Luz.

Vítor Caldeirinha sucede assim Carlos Correia, que tinha sido nomeado em setembro de 2022.

- PUB -

A direção é ainda composta por três vogais sendo um dos nomes Ana Lemos, licenciada em Direito e pós-graduada em Direito do Trabalho, Proteção de Dados, Marketing Público e Regulação Pública. Desempenhou funções técnicas e de direção em organismos como o extinto Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), durante mais de 20 anos.

Como vogal do conselho de administração surge também Nuno Viterbo, arquiteto paisagista e, à época da nomeação, chefe da equipa multidisciplinar do Gabinete de Requalificação e Imagem Urbana (GARIU) da Câmara Municipal de Setúbal. No currículo conta com trabalho notável desenvolvido nas áreas do urbanismo, imagem urbana e mobilidade e foco na valorização e ordenamento do espaço público, mais concretamente em contexto urbano.

O último dos nomes a completar a direção é Paulo Ventosa, que se manteve durante mais de 20 anos no Grupo Santander onde assumiu cargos de ‘controller’, gestor de orçamentos e projetos operacionais, bem como responsável por serviços técnicos de avaliação de imóveis. Já na companhia Santander Totta Seguros exerceu também funções de ‘controller’ e teve responsabilidades de gestão orçamental, controlo de custos e análise estratégica da seguradora.

- PUB -

“A nova liderança conjunta da APL e da APSS surge num momento estratégico para os portos do continente, marcado pela implementação de uma nova visão para o sistema portuário nacional. Entre os principais desafios estão a reavaliação das concessões na margem norte do Tejo e a criação de sinergias operacionais e comerciais entre os portos de Lisboa e Setúbal, reforçando o seu papel no desenvolvimento económico da região e do País”, referiam as administrações quando o novo conselho de administração tomou posse.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não