Novo responsável estava desde maio de 2024 na equipa técnica do Ministério das Infraestruturas, liderado por Miguel Pinto Luz
Vítor Caldeirinha foi o escolhido para assumir o cargo de presidente das administrações dos portos de Lisboa (APL) e de Setúbal e Sesimbra (APSS). A escolha do Governo para nomear um novo Conselho de Administração comum às duas entidades foi anunciado esta segunda-feira.
Num comunicado enviado à redacção d’O SETUBALENSE pelos portos de Lisboa e de Setúbal, são também anunciados os restantes membros do novo Conselho de Administração, que conta também com Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa como vogais executivos.
Com formação académica complementar nas áreas da Economia e da Gestão Portuária e doutorado em Gestão pela Universidade de Évora,, Vítor Caldeirinha conta com mais de 30 anos de experiência no setor, regressando desta forma aos portos de Lisboa e Setúbal, locais onde iniciou e desenvolveu grande parte da sua carreira no setor portuário.
Para ocupar o lugar que pertencia a Carlos Correia chega o novo responsável, que integrava, desde maio de 2024, a equipa técnica do Ministério das Infraestruturas, liderado por Miguel Pinto Luz.
Na mesma nota de Imprensa, é explicado que a nova liderança conjunta da APL e da APSS surge num “momento estratégico” para os portos do continente, marcado “pela implementação de uma nova visão para o sistema portuário nacional”. É também referido que os principais desafios da nova administração são “a reavaliação das concessões na margem norte do Tejo e a criação de sinergias operacionais e comerciais entre os portos de Lisboa e Setúbal, reforçando o seu papel no desenvolvimento económico da região e do país”.