Apresentação da obra inclui-se na programação da Festa da Ilustração, que decorre quase até ao final do ano com dezenas de exposições
A vida de Mário Soares foi destaque no passado sábado, mais propriamente durante a tarde, momento em que foi apresentado o livro “Mário e o Comboio da Liberdade”, com textos de Adélia Carvalho e ilustrações de Nuno Saraiva.
Realizada no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, com a presença do vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, foi apresentada a obra infantojuvenil que “proporciona uma viagem centrada na vida de Mário Soares”, com foco na personalidade que foi uma figura de destaque na transição da ditadura para a democracia e político que desempenhou diversos cargos no País, incluindo de primeiro-ministro e Presidente da República.
Esta destaca-se pelos 25 capítulos – denominadas “25 carruagens” – nas quais estão focados os aspetos mais importantes da vida do também advogado com o objetivo de “sublinhar valores como a coragem, a liberdade e a verdade”, lê-se em nota de Imprensa enviada ao nosso jornal. Os criadores da obra, Adélia Carvalho e Nuno Saraiva, estiveram no sábado à conversa com Jorge Silva e José Teófilo Duarte.
A sessão decorreu no âmbito da Festa da Ilustração, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e que decorre quase até ao final do ano sob o mote “É Preciso Fazer um Desenho?”.
Esta, que é a 11.ª edição do evento, reserva perto de uma dezena de exposições, todas de entrada gratuita, em vários espaços e equipamentos da cidade.
Uma está na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até 30 de novembro. “Viagens à Volta de uma Linha” é o nome da mostra assinada pela ilustradora Rachel Caiano que se inspirou em dois dos mais recentes livros que ilustrou, “Roda Viva – A Menina e o Círculo”, que também é um espetáculo, e “A Casa das Coisas”.
Até à mesma data está patente no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura “Zona de Conforto”, da convidada estrangeira Yara Kono naquela que é uma exposição “com trabalhos originais e também alguns esboços realizados pela ilustradora num conjunto de livros infantojuvenis”.
Contam-se ainda outras exposições, mas, até 30 de novembro, as bibliotecas de Setúbal e de Azeitão têm “Cartazes Ilustrados”, com um conjunto de cartazes cedidos pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.