Vida e obra de Fran Paxeco evocadas em exposição na Galeria Municipal do 11

Vida e obra de Fran Paxeco evocadas em exposição na Galeria Municipal do 11

Vida e obra de Fran Paxeco evocadas em exposição na Galeria Municipal do 11

Mostra sobre “uma das mais importantes figuras” da história contemporânea de Setúbal quer “preservar história local e valorizar identidade da cidade

A Galeria Municipal do 11 recebeu nesta quarta-feira a inauguração da exposição que evoca a vida e obra de Fran Paxeco. “150 Anos do Nascimento | Fran Paxeco – Vida e Obra” dá título à mostra biobibliográfica e documental, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que dá a conhecer o percurso pessoal e profissional do jornalista, escritor e diplomata.

- PUB -

Para André Martins, autarca sadino, com esta exposição, sobre a vida de “uma das mais importantes figuras” da história contemporânea de Setúbal, é cumprido o “dever de preservar a história local e de valorizar a identidade”. Na inauguração da mostra que fica patente até 22 de Fevereiro, o edil realçou que Setúbal é uma cidade com “um passado riquíssimo, feito por muitos homens e mulheres notáveis, feito também por muita gente anónima que com o seu labor construiu esta grande cidade”.

No entender de André Martins, é este “passado riquíssimo” que permite adivinhar “um futuro ainda mais rico e promissor”, deixando a garantia que este vai continuar a ser construído “sempre com o saber colectivo de todos os que se empenham no processo de homenagear quem fomos, quem somos e quem seremos”.

André Martins indicou que o objectivo da exposição, integrada nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Fran Paxeco, organizadas pela autarquia, é “colmatar a falta de conhecimento mais amplo” sobre “o que fez este ilustre setubalense e os méritos que teve, e que foram notórios, ao longo da sua vida”.

- PUB -

“Aqui estamos a recordar e homenagear este importante setubalense a quem temos de continuar a agradecer o legado que nos deixou. Um legado agora exposto nesta mostra, que resulta também do empenho dos trabalhadores da nossa câmara municipal”, referiu o autarca.

Deixou também um convite a todos e a todas que se interessam pela história da cidade de Setúbal, para que visitem esta exposição e “redescubram” no trabalho de Fran Paxeco. O autarca levantou ainda o véu para convidar a população a acompanhar um conjunto de outras iniciativas que estão já programadas e que serão divulgadas brevemente, no âmbito da vida e obra da figura setubalense.

A cerimónia de inauguração terminou com uma visita conduzida pelo investigador de história local António Cunha Bento, que emprestou à Câmara Municipal de Setúbal um conjunto de obras produzidas por Fran Paxeco para constarem na exposição, bem como uma réplica do tríptico dos ilustres setubalenses onde o escritor e diplomata se encontra representado.

- PUB -

Entre os conteúdos expostos estão bens pessoais doados e outros emprestados por Rosa Machado, neta de Fran Paxeco, em que se destaca um relógio de bolso, o passaporte diplomático, a caderneta militar e um marcador de livros em prata, além da Medalha da Cidade e diploma honoríficos atribuídos pela autarquia em 2024.

Esta exposição, que conta com oito painéis com fotografias, documentos e recortes de jornais sobre a vida e obra do homenageado, tem entrada gratuita e pode ser apreciada de terça-feira a sábado das 11 às 13 e das 14 às 18 horas na Galeria Municipal do 11.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -