Documento foi apresentado na reunião do executivo desta quarta-feira. História do periódico na região e no País são recordados
“É um símbolo incontornável da cultura setubalense, da resiliência, irreverência e progresso, fortemente marcado pelas grandes causas sociais e políticas, que transformaram a nossa sociedade”, é assim que os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Setúbal descrevem o jornal O SETUBALENSE numa saudação aos 169 anos do periódico.
O documento foi apresentado na última reunião do executivo (quarta-feira) e, além de referências históricas sobre o jornal mais antigo de Portugal Continental, detalham que este “faz parte da História da região de Setúbal e do país”.
Elogios não faltam para reconhecer “um símbolo incontornável da cultura setubalense, da resiliência, irreverência e progresso, fortemente marcado pelas grandes causas sociais e políticas, que transformaram a nossa sociedade”.
Mencionando combate à censura, do qual o periódico foi alvo durante o período do Estado Novo, descrevem que O SETUBALENSE “abraçou, desde o início, a mudança política proporcionada pela Revolução dos Cravos, tornando-se um importante actor de transformação e democratização, combatendo o lápis azul que escortinava tudo o que se escrevia”.
“Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista saúdam e felicitam o Jornal “O Setubalense” e todos aqueles e aquelas que o constroem diariamente e que têm contribuído para a sua existência, deste que é o único jornal diário do distrito de Setúbal”, terminam.
O SETUBALENSE completou, a 1 de Julho, 169 anos de existência ao serviço da informação. No final do mês publica-se uma edição especial, com entrevistas, reportagens e artigos de professores universitários, investigadores e estudantes, sobre Jornalismo, Liberdade e Democracia, onde vão constar informações sobre como o distrito viveu a Revolução dos Cravos.