Vereadores do PS questionam executivo sobre escoamentos de águas pluviais e árvores em Azeitão

Vereadores do PS questionam executivo sobre escoamentos de águas pluviais e árvores em Azeitão

Vereadores do PS questionam executivo sobre escoamentos de águas pluviais e árvores em Azeitão

Eleitos justificam ainda o sentido de voto em vários pontos da ordem de trabalhos da sessão do executivo de sexta-feira

Durante a sessão pública do executivo da passada sexta-feira os vereadores eleitos do PS apresentaram várias questões com o objetivo de obter um ponto de situação por parte do executivo em funções.

- PUB -

Os eleitos denunciaram a existência de um bloqueio ao escoamento de águas pluviais na Rua Padre Américo Faria, junto aos viveiros do Estuário do Sado, provocado pela deposição de lixo e por aterros informais. A situação “tem vindo a provocar o impedimento do acesso a várias propriedades, agravando-se com a ocorrência de períodos de precipitação intensa”. O PS solicitou a análise do problema e a adoção de medidas urgentes.

No território de Azeitão os vereadores socialistas alertaram para as consequências de uma intervenção mal-executada no abate de uma árvore, na Rua dos Leques. Após a remoção, não foram realizados os trabalhos previstos, como o rebaixamento do cepo e a repavimentação, situação que tem provocado a destruição repetida de um muro e condicionado o acesso de viaturas, comprometendo a segurança e a utilização da via pública, dizem em informação enviada a O SETUBALENSE.

Os socialistas saudaram ainda a atribuição do antigo espaço do GD da Fonte Nova à Associação CASA, questionando, contudo, a salvaguarda do espólio do clube e o apoio a uma eventual reativação da coletividade.

- PUB -

da ordem de trabalhos os eleitos votaram contra a proposta de novo tarifário dos Serviços Municipalizados de Setúbal, aprovada com os votos do movimento independente Setúbal de Volta e do Chega. Os socialistas criticam “o aumento, acima do valor da inflação, dos tarifários referentes ao saneamento (até mais 7%) e aos resíduos (mais 37,5%), bem como o aumento significativo do tarifário referente aos serviços auxiliares”.

Relativamente ao Orçamento Municipal para 2026, o PS viabilizou a aprovação através da abstenção, destacando a manutenção de apoios sociais e a não subida de impostos, mas alertou para lacunas no documento e para a ausência de investimentos estruturantes há muito reivindicados.

Por fim, votaram favoravelmente a abertura de procedimentos para a requalificação de escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário, destacando o papel do Governo liderado pelo PS, embora considerando “que todo o processo peca por tardio, tendo em conta que, devido à inação do executivo camarário liderado pela CDU no anterior mandato, ainda não se encontra concluído nem em fase de conclusão, como se verifica em municípios como Almada ou Barreiro, o que prejudica significativamente a comunidade educativa”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não