Acção vai decorrer de 8 a 11 de Novembro, entre as 15 e as 18 horas, sendo necessária marcação prévia
A Unidade de Saúde Familiar (USF) du Bocage, localizada no Centro de Saúde de Vale do Cobro, em Setúbal, promove entre a próxima segunda-feira, 8, e quinta-feira, 11, a realização de rastreios ao cancro do colo do útero em utentes com idades entre os 25 e os 65 anos.
A iniciativa, a acontecer diariamente entre as 15 e as 18 horas, é promovida tendo em conta que “o cancro do colo do útero é o quatro cancro mais comum entre as mulheres”, explica a USF du Bocage em comunicado.
No entanto, a acção, que requer “marcação prévia junto do secretariado da Unidade de Saúde”, “não substitui as consultas de Planeamento Familiar que são efectuadas na USF”.
“Participem. Cuidem da vossa saúde. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Quaisquer dúvidas, deve obter informações junto da sua equipa de família”, apela a unidade através da mesma nota.
“Teoricamente, todos os casos de cancro do colo do útero são atribuíveis à infecção pelo Papiloma Vírus Humano, usualmente conhecido por HPV”.
A “prevenção primária passa pela vacina HPV”, sendo que “nas mulheres não contempladas por este plano, a vacinação mantém-se indicada, principalmente nos casos que apresentam lesões na citologia cervical”.
A inoculação, explica a USF du Bocage, representa uma “forma de oferecer protecção em relação aos outros tipos de HPV”, mas “não é tratamento de uma infecção HPV já existente”.
“Apesar da vacinação, é importante manter o rastreio do cancro do colo do útero, com a realização da citologia cervical (Papanicolau)”.