Cerimónia realizada no Hotel Cristal contou com apontamentos de música e dança
A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal reuniu cerca de 175 pessoas para celebrar época natalícia, num almoço com apontamentos de música e dança, realizado no Hotel Cristal. O presidente da instituição, Arlindo Mota, falou de novos projectos, como a criação de uma horta urbana nas instalações do Bonfim e o regresso das Conferências do Sapal. Já André Martins, autarca da Câmara de Setúbal, recordou o processo que levou à ampliação das instalações da instituição.
No seu discurso, Arlindo Mota recordou que a instituição tem 21 anos, tendo já entrado “definitivamente na idade maior”. O presidente da UNISETI abordou a pandemia, que levou a instituição a funcionar à distância durante três anos, e também se referiu ao processo de ampliação das instalações.
O responsável pela instituição analisou os novos projectos, como a criação de uma horta urbana nas instalações do Bonfim, assim como o regresso, a partir do próximo mês de Janeiro, das Conferências do Sapal. “Na Universidade Sénior de Setúbal vivemos e convivemos, aprendendo participando. Mais do que uma escola de saber, de que nos orgulhamos muito, constitui um lugar privilegiado de relacionamentos”, realçou.
Arlindo Mota aproveitou também para deixar um “profundo agradecimento” à Câmara Municipal de Setúbal. “Esteve sempre no nosso lado. Em conjunto tomámos decisões que mudaram definitivamente a imagem da UNISETI”, disse o presidente da UNISETI, pedindo ainda aos presentes “uma vibrante salva de palmas” para o presidente da Câmara, “extensível a toda a vereação”.
André Martins realçou integração “perfeita” da UNISETI no Bonfim
André Martins também marcou presença nesta cerimónia, tendo recordado o processo que levou à ampliação das instalações da instituição, no Jardim do Bonfim. “Enquanto presidente da câmara, estou muito orgulhoso por poder ter dado o meu contributo para que isso viesse a acontecer. Hoje podemos dizer que se integrou perfeitamente no Jardim do Bonfim, uma localização que é acessível a toda a gente”, afirmou o autarca.
Esta cerimónia, que teve lugar na sexta-feira, coincidiu com o dia em que passavam seis meses sobre a data de inauguração das instalações, que teve lugar em 13 de Junho. André Martins lembrou que no início do mandato o presidente da UNISETI, Arlindo Mota, lhe tinha falado na necessidade de as ampliar, para melhorar as condições de funcionamento e tentar conseguir o regresso de muitas das pessoas que abandonaram a instituição na sequência da pandemia de Covid-19.
O autarca lembrou que havia quem defendesse que a UNISETI não devia estar no Jardim do Bonfim, deixando o agradecimento aos seus dirigentes por o convencerem a decidir ampliar as instalações no mesmo local. “Foi um desafio que foi ganho”, referiu, salientando que o movimento gerado pela instituição também contribui para que o Jardim do Bonfim seja um lugar seguro. “A Câmara Municipal está sempre a fazer investimentos nas áreas que consideramos importantes para melhorar a qualidade de vida das populações”, disse o edil sadino.
O presidente da câmara aproveitou a ocasião para recordar que o concelho tem “um valor global de 180 milhões de euros de investimento programado”, sendo 151 milhões relativos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde Setúbal é o terceiro município do país com maior investimento. “É uma responsabilidade, mas que aponta para um futuro com mais qualidade de vida no território. Estamos a fazer este caminho com as nossas populações, com a UNISETI e com as mais de 30 colectividades que têm apoio financeiro da Câmara Municipal para requalificar ou construir as suas sedes. Fazemos aquilo que nos compete fazer, mas fazemos com muito gosto”, afirmou, desejando a todos “boas festas e bom ano” de 2025.