Autarquia vai garantir os trabalhos de manutenção e vigilância para evitar prolongar da situação e degradação dos espaços públicos
A União das Freguesias de Setúbal alertou para a ocorrência repetida de atos de vandalismo contra os sistemas de rega existentes em vários espaços verdes do concelho, situação que já provocou a seca parcial ou total de áreas relvadas e exige a intervenção diária das equipas de manutenção.
Referem, em nota de imprensa enviada ao O SETUBALENSE, que vão seguir com queixas junto das autoridades de maneira a apurar os culpados destes atos recorrentes de vandalismo.
Segundo aquela autarquia, os incidentes incluem a quebra e inutilização, ou até no furto dos equipamentos, que muitas vezes são deixados no local danificados ou desaparecem por completo. Também foram registadas avarias provocadas nos relógios que controlam o funcionamento automático da rega, o que compromete a irrigação regular e assim afeta severamente a qualidade dos jardins.
A união das freguesias garante que tem mobilizado diariamente as equipas de jardinagem e manutenção, a substituir equipamentos, reparar avarias e recuperar as zonas afetadas. Tudo isto devido à sistemática repetição destes incidentes que revelam estar a ter impacto direto na qualidade destes espaços, e na vida da população sadina.
Além dos prejuízos materiais, a autarquia alerta para a perda de qualidade e de usufruto dos espaços públicos, que desempenham um papel importante no lazer e no convívio da população.