A União das Freguesias de Setúbal tomou a decisão de aliviar financeiramente as despesas de 62 associações e colectividades sadinas, com a atribuição de apoios, num investimento de 40 mil euros.
Os acordos de parceria com o movimento associativo para o ano de 2021” foram celebrados, tendo em conta “as dificuldades impostas pela pandemia”, referiu a autarquia em comunicado.
Os “apoios extraordinários concretizados em 2020” foram mantidos e “reforçados”, beneficiando “entidades das áreas da acção social, cultura e recreio e desporto”, que “representam uma rede essencial da organização da população e de apoio às comunidades, através da qual os cidadãos têm acesso às actividades culturais, à prática desportiva e a apoios sociais diversos”.
Entre as 15 associações de âmbito social contempladas encontra-se o Centro de Apoio aos Sem Abrigo, a UNISETI, o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal.
Já entre as 28 entidades dedica–das à cultura e recreio que vão ser apoiadas pela autarquia constam o Coral Infantil de Setúbal, o Teatro do Elefante, o Moto Clube de Setúbal e a Setúbal Pesca.
No desporto, por sua vez, vão ser auxiliadas 19 colectividades, entre as quais está presente o Clube de Amadores de Pesca, a Escola de Futebol Feminino, o Clube Ornitológico de Setúbal e a Federação Portuguesa de Damas.
No entanto, a União das Freguesias garante que outras associação podem vir “a solicitar e a beneficiar de apoios”.