Bloco rochoso apresenta “indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento”, o que obrigou Câmara Municipal a fechar a estrada
O troço da Serra da Arrábida que garante a ligação entre as praias da Figueirinha e de Galapos vai estar encerrado até ao final do mês de Fevereiro devido ao risco de queda de uma rocha de grandes dimensões.
O bloco rochoso, encontrado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal, “apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento”, motivo que levou a Câmara de Setúbal a encerrar ontem, com efeitos imediatos, o “troço da Rua do Círio da Arrábida, a partir do túnel da praia da Figueirinha, sentido nascente/ponte, e a partir da Praia de Galapos, sentido poente/nascente”.
Isto tendo em conta que a rocha em risco de queda foi encontrada” sobre a Rua Círio da Arrábida, logo após o terceiro túnel, a seguir à Praia da Figueirinha, sentido Creiro”, explica a autarquia em comunicado.
“A situação configura risco potencial elevado para pessoas, bens e infra-estrutura rodoviária, devido a apresentar uma fenda de tracção no topo do bloco de rocha com uma abertura significativa, que se propaga ao longo de vários metros, e um conjunto de fracturas que circundam esse mesmo bloco”.
O encerramento do referido troço, e “face ao risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas”, decorre no âmbito da “activação do Plano de Emergência de Protecção Civil, em situação de alerta”.
Após tomar conhecimento do problema, detectado durante “a acção de vigilância” levada a cabo pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, o presidente da Câmara de Setúbal “promoveu [esta terça-feira] uma reunião com os responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Secil”.
O encontro teve como objectivo “preparar um plano de prevenção e a actuação urgente, de modo a ser desenvolvida uma solução para contenção e eliminação do risco”. “Devido à urgência da situação, encontra-se a ser desenvolvido um Estudo Geológico e Geotécnico, que servirá de suporte ao Projecto de Execução para a obra e que permitirá minimizar significativamente o risco associado àquela arriba”.
Ficou então decidido que o troço vai estar encerrado entre os dias 8 e 28 de Fevereiro, “período considerado suficiente para concluir os estudos [necessários] e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de protecção e contenção”.
Desta forma, é proibida toda a circulação rodoviária beste troço de ligação entre as praias da Figueirinha e de Galapos, “sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal, não sendo, assim, possível qualquer presença humana na área para qualquer fim, incluindo actividades como a pesca, o turismo, de lazer e desportivas”.
Devido ao fecho deste troço, “o acesso do lado de Setúbal só será possível até à Praia da Figueirinha, devendo, em caso de necessidade de prosseguir, efectuar-se o restante percurso pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, Praia do Creiro ou Praia de Galapos”.