26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Trinta espetáculos compõem 25.º Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Trinta espetáculos compõem 25.º Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Trinta espetáculos compõem 25.º Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Festa do teatro tem programa a começar na próxima quinta-feira

 

Trinta espectáculos, quatro dos quais estreias, dois concertos e um ciclo de curtas-metragens constam do programa do 25.º Festival de Teatro Internacional de Setúbal, a decorrer nesta cidade de 17 a 26 de Agosto, segundo a programação.

- PUB -

Entre as estreias está uma co-produção da companhia anfitriã, o Teatro Estúdio Fontenova (TEF), com a Companhia João Garcia Miguel. Trata-se de “A ruiva”, numa encenação de Sara Ribeiro, com texto e espaço cénico de João Garcia Miguel, a apresentar de 18 a 21 no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Queremos agora que nos questionem a nós, que perguntas nos querem fazer e acrescentar, sobretudo o que anseiam por ver e encontrar” é o desafio deixado por José Maria Dias, director artístico do TEF e do festival, no ano em que o certame atinge o quarto de século.

Três exposições que envolvem a comunidade, peças para a infância, performances, um seminário intensivo sobre práticas teatrais e uma caminhada sobre acessibilidade no território da União das Freguesias de Setúbal, em S. Sebastião ou em Palmela, com participantes oriundos do Norte, de Viana do Castelo a Caminha, Santiago do Chile ou Brasil integram também a programação, disse à Lusa Graziela Dias, do TEF.

- PUB -

Um concerto de chica, no dia 17, nos claustros do Convento de Jesus, abre a 25.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.

Às 22h00, na Praça do Bocage, a companhia catalã Otradanza apresenta “A banda”, um espectáculo sobre uma família nómada e caótica que reúne coreografia, música, dramaturgia, acrobacia, malabarismo, dança e circo, com direcção artística de Asun Noales, que, juntamente com Lucas Escobedo, assina a direcção cénica.

“Câncer”, pela companhia angolana Tela Negra, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, é outra proposta do dia.

- PUB -

No dia 19, o colectivo de Ovar Imaginar do gigante leva ao mesmo auditório o espectáculo “Duas casas”, enquanto Diana Santos, da associação Acesso Cultura, propõe a iniciativa “Vamos dar um passeio”.

“Lista de esperas”, pelo colectivo de Lisboa Caroço, no espaço A Gráfica, e “Coração de Antígona”, pelas Lendias de encantar, na tenda da Escola Secundária Sebastião da Gama, são outras propostas para dia 19.

“Palhinhas, a história de um espantalho”, pelo grupo Krisálida, de Caminha, e “Fase latente”, de Ana Rita Ferreira e Ana Isabel Arinto, serão representadas no auditório e na tenda da Escola Secundária Sebastião da Gama, respetivamente.

Ainda a 19, mas no Cine-Teatro S. João, em Palmela, os chilenos do Escenafísica apresentam “A metamorfose”, que põe em palco a obra criada há 100 anos por Franz Kafka.

“Rascunho de uma candidatura em movimento”, e “A noiva do vento”, pelo grupo cantábrico Oruña de Piélagos, a representar numa sala de aula e no auditório da Escola Sebastião da Gama, respectivamente, podem ver-se no dia 21.

Sofia Miguel Castro e Gonçalo Ramalho protagonizam, no dia 23, no Mercado da Conceição, o espectáculo “encontrei um quadro pensei plantá-lo e plantei”, enquanto à noite, no Fórum Luísa Todi, os brasileiros Circo no Ato apresentarão “Livre acesso”.

“O jogo de Júlia”, pelo Colectivo Levante (Brasil), dia 24, no auditório da Escola Sebastião da Gama, e “Espécies Lázaro”, pelo Teatro Art´Imagem, na tenda daquela escola, são outros dos espectáculos.

“ASAE da liberdade”, pelo Teatro Amanhã, “Primate… Informe para una academia”, pelos chilenos da Escenafísica, e as performances “Cartão de visitas” e “Manifesto Trav(Eco)-Ciborgue”, pelos brasileiros Vinicius Facó e Maria Léo Araruna, constam também do programa.

“A maior flor do mundo”, “Raposódio”, “Se der corda”, pelos cariocas Circo do Ato e “Elektra.25”, pelo coletivo sevilhano Atalaia, a decorrer em quatro espaços diferentes, são as propostas para o último dia do festival, que encerra com um concerto, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, pela banda Curcumbia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -