Passe normal com valor perto dos cem euros. Bilhete nos ferries também sobe, com travessia a custar 21 euros para veículos ligeiros
Os preços das viagens fluviais entre Setúbal e Tróia, no concelho de Grândola, vão sofrer um novo aumento a partir de 23 de Janeiro. Os passageiros vão passar a pagar 4,90 euros por travessia nos catamarãs, com o passe normal a ficar cada vez mais perto da centena de euros. Tem agora um custo de 99,30 euros, fazendo com que, mensalmente, atravessar o Rio Sado, um percurso de quatro quilómetros, custe mais do dobro do que o Passe Navegante (40 euros) que permite viajar de Setúbal até Mafra, uma distância de quase 80 quilómetros, assim como em toda a Área Metropolitana de Lisboa.
O novo valor começa a ser cobrado a partir de 23 de Janeiro, após a Atlantic Ferries actualizar o tarifário, sendo que também a viagem de ferry está mais cara, com o preço de um bilhete para os veículos ligeiros de passageiros, mercadorias ou mistos até 3 500 quilos a passar a custar 21 euros (mais 0,60 cêntimos).
Para os catamarãs, se forem compradas dez viagens, por sua vez, vai ser pedido por passageiro o valor de 41,90 euros (mais 90 cêntimos), enquanto o custo por vinte travessias a passar para 79,10 euros (mais 1,70 euros). Já as travessias para as crianças dos zero aos cinco anos continuam a ser grátis, ao contrário dos valores pedidos nas duas modalidades de passes para viagens nos catamarãs.
De acordo com as novas tabelas disponibilizadas pela empresa, que assegura as ligações fluviais entre as duas margens do Rio Sado, o preço do passe normal, “válido por 30 dias”, vai subir para os 99,30 euros (mais 2,80 euros) e o do passe estudante, que irá continuar a ser “exclusivo para estudantes até aos 23 anos, com residência permanente em Tróia, freguesias do Carvalhal e Comporta”, aumentará para os 51,60 euros (mais 1,50 euros), tanto nos ferries como nos catamarãs.
Relativamente aos ferries, também os valores dos ‘packs’ têm uma subida prevista, com duas viagens a chegarem aos 37,80 euros (mais 1,10 euros) e cinco travessias a passarem a ter o custo de 84,00 euros (mais 2,40 euros).
No caso dos veículos que levem atrelado de campismo ou desporto, das autocaravanas ou dos pesados de mercadorias ou passageiros, a viagem passará de 33,10 euros para 34,10 euros (mais 1 euro). Já os veículos pesados com tractor ou semi-reboque que pretendam chegar a Tróia terão de pagar pela travessia o valor de 52,30 euros (mais 1,50 euros). Se levar atrelado, a viagem passará a custar 93,80 euros (mais 2,60 euros).
Aos velocípedes com atrelado ou motor, motociclos, triciclos e motos 4 serão cobrados 12,50 euros (mais 0,30 cêntimos). Com os ferries a permitirem também a travessia por parte de passageiros apeados, estes vão ter de pagar 5,50 euros, registando-se uma subida de 10 cêntimos.