Transição energética na agenda do Porto de Setúbal e do Governo

Transição energética na agenda do Porto de Setúbal e do Governo

Transição energética na agenda do Porto de Setúbal e do Governo

DCIM100MEDIADJI_0278.JPG

Secretária de Estado do Mar esteve presente em evento onde a infra-estrutura portuária setubalense é anfitriã

A transição energética no Porto de Setúbal está na agenda de instituições como a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e até do Governo. A consideração foi expressa durante a conferência “Flagship” que abriu o Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), evento que decorre até amanhã e em que a infra-estrutura portuária setubalense é anfitriã.

- PUB -

“Comprometidos com os objectivos de sustentabilidade das Nações Unidas e os 10 Princípios do Pacto Global da ONU, os Portos de Lisboa e Setúbal estão activamente empenhados na transição energética com vista a um futuro mais sustentável. Queremos tornar-nos num ecossistema portuário mais verde, mais inteligente e mais resiliente, baseado na inovação e ancorado num grande centro internacional da economia azul em Portugal”, lê-se nota de Imprensa do Porto de Setúbal.

Durante a sua intervenção o membro do conselho administrativo descreveu que questões como “as alterações climáticas, eficiência energética, energias renováveis, economia circular, inteligência artificial e relações porto-cidade, passaram a fazer parte do léxico portuário, reflectindo as novas realidades do sector”.

A posição sobre a transição energética foi reiterada pela secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, que envolveu todas as instituições na temática. “A transição energética europeia e global para o transporte marítimo está na agenda e, no centro do debate desta semana, estará a descarbonização do transporte marítimo, e o caminho a seguir que este desafio enfrenta pelos seus diferentes intervenientes, sejam eles os governos nacionais, portos, terminais ou a comunidade marítima”.

- PUB -

Entre os oradores destacam-se também Pedro Ponte, director de Engenharia, Infra-estruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), e Nuno Santos, CEO dos Estaleiros Navais da Lisnave.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -