27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Sustentabilidade é o tema escolhido no ciclo de cinema

Sustentabilidade é o tema escolhido no ciclo de cinema

Sustentabilidade é o tema escolhido no ciclo de cinema

Iniciativa que está de regresso ao IPS começa hoje e decorre até ao final da semana, apresentando sete filmes

 

Em mais uma edição da iniciativa “Ativa-te!”, a decorrer entre hoje e 21 de Outubro, o campus de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta a ser palco para a exibição de um ciclo de cinema, tendo como temática a sustentabilidade.

- PUB -

O “Ativa-te!” é uma secção do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, resultando de uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, que integra novamente o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes, sendo que também está disponível para o público externo interessado.

Está prevista a exibição de sete curtas e médias-metragens que, ao longo de quatro sessões, abordarão os temas da saúde reprodutiva, comunidades sustentáveis, alimentação e inclusão, reservando também espaço para uma reflexão/conversa com especialistas convidados após cada projecção.

“De novo em casa?”, distinguido com uma menção honrosa pelo júri do CLIT 2022, é um documentário que explora a opção do parto em casa na Islândia, e será a primeira obra a ser exibida, hoje, pelas 14h00 (edifício ESCE/ESS, sala B1.01), seguido de debate com Fernanda Gomes da Costa, docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), e Ana Miguel, do Observatório da Violência Obstétrica.

- PUB -

Amanhã, a partir das 18h30 (ESTSetúbal/IPS, sala F258), segue-se a temática das comunidades sustentáveis, abordada através dos filmes “A jornada do Gigante”, sobre um rio que conecta várias realidades sociais na cidade de Manaus, Brasil, e “O lado negro do azeite”, obra portuguesa que se debruça sobre Fortes, pequena aldeia alentejana que se debate com os efeitos negativos de uma fábrica de bagaço de azeitona.

Tendo como principais temas os sistemas alimentares de base local e a problemática do desperdício de comida, os filmes portugueses “2030:Resistência” e “Sustento – realidade insaciável” vão ser exibidos na quinta-feira, 20, seguidos de conversa com Laura Pereira, da associação Reboot. A sessão tem lugar pelas 09h00, no anfiteatro C1.13, do edifício ESCE/ESS.

O ciclo de cinema encerra na sexta-feira, 21, com a temática da inclusão, oferecendo o filme libanês “O avião de papel” e a média-metragem italiana “Dadalove”, distinguida com uma menção honrosa pelo júri do CLIT 2022 e já exibida no Festival de Cannes. Ambas as obras abordam a temática das necessidades especiais, nos contextos da educação e da arte, e serão seguidas de debate com Mário Caeiro, docente da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), e com um representante da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). A sessão tem lugar a partir das 11h30, na sala L2 da ESE/IPS.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -