SMS investem 600 mil euros para reforçar captação de água no Sado e em Azeitão

SMS investem 600 mil euros para reforçar captação de água no Sado e em Azeitão

SMS investem 600 mil euros para reforçar captação de água no Sado e em Azeitão

Duas intervenções da empresa setubalense têm como principal objectivo “responder às necessidades do consumo”

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a “robustecer” o sistema de abastecimento de água do concelho, com a conclusão de duas obras. Com um investimento de 600 mil euros, as intervenções vão permitir que duas novas captações de água entrem em breve em funcionamento, tendo estas como principal objectivo “responder às necessidades do consumo”.

- PUB -

A primeira requalificação, na freguesia do Sado, os trabalhos no “furo de captação” do Faralhão, que foram iniciados no passado mês de Abril, consistem no “equipamento e ligação ao edifício técnico existente” junto ao reservatório.

Segundo os SMS, em nota de Imprensa, além de abastecer o reservatório do Faralhão, o novo furo poderá abastecer também o reservatório da Bela Vista, caso haja necessidade. “A captação vai permitir um caudal de exploração de 70 litros de água por segundo, ou seja 252 m3 por hora”.

Já em Pinhal de Negreiros, o novo furo vai ser integrado no polo de captações de Azeitão, que é a “principal origem de abastecimento desta freguesia”. Para completar este efeito, já foi construída uma “nova conduta elevatória de ligação a este polo de captações, bem como um edifício técnico”.

- PUB -

Esta obra teve início no passado mês de Maio, estando agora perto de ser concluída, permitindo um “caudal de exploração de 35 litros por segundo, 126 m3 por hora”.

A empresa sadina esclarece que os novos furos são “equipados com tubagens, acessórios e instrumentação necessários à sua correcta operação e monitorização, que é feita no local e à distância”.

Os dois projectos integraram trabalhos nas áreas da construção civil, equipamento electromecânico e hidromecânico, instalações eléctricas, sistemas de automação e telegestão.

- PUB -

De acordo com os SMS, “responder às necessidades do consumo, que se tem intensificado nos últimos anos”, é o principal objectivo para estas intervenções.

De acordo com o mais recente Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos da UNESCO, a água subterrânea fornece metade do volume da água captada para uso doméstico em todo o mundo e cerca de 25% de toda a água captada para a irrigação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -