SMS investem 260 mil euros na pintura e melhoria dos depósitos de água

SMS investem 260 mil euros na pintura e melhoria dos depósitos de água

SMS investem 260 mil euros na pintura e melhoria dos depósitos de água

‘Alpinistas’ já são visíveis nos reservatórios de Pinheirinhos e da Bela Vista. Segue-se o depósito do Faralhão

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) vão investir 260 mil euros na pintura e melhoria de infra-estruturas dos depósitos de água no concelho setubalense. A empresa já começou este processo em dois reservatórios, o de Pinheirinhos e o da Bela Vista, estando para breve o início da requalificação da estrutura do reservatório do Faralhão. Ao longo deste período tem sido visível a presença de alguns ‘alpinistas’ nas referidas estruturas.

- PUB -

No interior destes depósitos, de acordo com as mais recentes higienizações, o estado dos mesmos é “muito razoável”, mas o exterior destes reservatórios já apresentava alguns sinais de “deterioração estrutural e efeitos de oxidação, como qualquer construção com 40 anos de idade”.

Os SMS explicam, em nota de Imprensa, que como estes reservatórios elevados têm uma “função vital no sistema público de armazenamento e distribuição de água”, a empresa sadina optou por uma intervenção “que garanta o melhor funcionamento e preservação das estruturas”.

Estas obras incluem a execução de trabalhos em superfícies interiores e exteriores, com intervenções “nas componentes de betão, alvenaria, serralharia metálica e pinturas”. Também as paredes, pilares, vigas, lajes, portas, janelas, escadas, varandins, circuitos hidráulicos (condutas de água e tubagens) e ainda as grades e vedações vão ser intervencionadas, num processo que vai decorrer ao longo dos próximos quatro meses. 

- PUB -

Após a realização destes trabalhos, os depósitos de água vão ser sujeitos a uma limpeza e desinfecção, que seguem as orientações da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). De acordo com os SMS, os trabalhos desenvolvidos foram projectados “de forma que o abastecimento de água à população não seja afectado”.

No entender da empresa sadina, as empreitadas nos reservatórios elevados de Pinheirinhos, Bela Vista e Faralhão são “fundamentais” para “manter a qualidade da água, preservar a integridade estrutural e proteger a saúde pública”. Segundo os dados apresentados pelos SMS, no total, a rede pública de fornecimento conta com 16 reservatórios, sendo que estes têm uma capacidade de armazenamento superior a 35 mil m³ de água.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -