Empreitada tem um custo de 130 mil euros e deverá durar cerca de quatro meses. Novos colectores vão ser construídos em 365 metros para abranger cerca de 500 habitantes
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a proceder à reabilitação do sistema público de drenagem na zona ribeirinha da cidade, mais propriamente na Rua Praia da Saúde. No final esperam-se construídos novos colectores, numa área de 365 metros, para abranger cerca de 500 habitantes.
A reabilitação deve-se ao facto de a rede de drenagem naquela zona da cidade apresentar “frequentes abatimentos e entupimentos, devido ao seu estado de conservação” tendo em conta que esta remonta aos primórdios do saneamento, construída ainda em alvenaria de tijolo.
Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE os SMS explicam que os novos colectores vão conter um sistema independente de tratamento das águas. “As águas residuais provenientes das habitações vão ser conduzidas para tratamento na ETAR, enquanto as águas das chuvas, que não carecem de tratamento, serão descarregadas directamente no Sado”, escrevem.
Esta é uma obra cujo investimento é de cerca de 130 mil euros e deverá durar 120 dias (em torno de quatro meses) sendo que vai causar condicionamentos de trânsito naquela zona da União de Freguesias de Setúbal, nomeadamente num troço entre a Rua João de Deus e a Travessa Central do Lago que está interdito mas o acesso dos moradores às garagens está salvaguardado.
Ainda em detalhes sobre como se caracteriza a empreitada explicam que vão ser construídos dois colectores gravíticos para diferentes funções. “No saneamento doméstico vai ser construído um colector gravítico, um tipo de escoamento em superfície livre, com uma extensão de 220 metros. Na rede pluvial, que recolhe e conduz o fluxo das águas das chuvas, vai ser executado um colector gravítico com cerca de 145 metros”.
Além de ter impacto positivo na saúde publica e bem-estar e qualidade de vida dos munícipes, a obra pretende ainda “reforçar o desempenho hidráulico na rede de drenagem”.